A franquia Lig-Lig – que oferece o melhor da culinária chinesa adaptada ao paladar brasileiro – implantou uma nova forma de consultoria de campo, chamada, agora, de consultoria de negócios: o objetivo da franqueadora foi tornar as lojas ainda mais fortes, a fim de melhorar a performance da rede como um todo.
“A mudança pode ser traduzida como uma nova gestão. Hoje, o consultor está mais perto do franqueado, desenvolve um plano de ação personalizado e sugere alternativas para melhorar e solucionar problemas e entraves de cada unidade”, explica Marco Sanches, diretor executivo da rede.
O consultor de negócios da Lig-Lig tem à mão um sistema informatizado que ajuda o consultor a identificar problemas e propor soluções de maneira mais eficiente. “Ele pode tirar fotos, por exemplo, para mostrar visualmente que algo está fora do padrão esperado. Isso ajuda o franqueado a entender melhor o problema para solucioná-lo”, detalha Sanches.
Depois de avaliar a realidade de cada franquia, o consultor propõe um plano de ações para melhorar pontos fracos e estipula um prazo para que o franqueado tome essas medidas. As ações de sucesso realizadas por outras franquias podem ser replicadas ou adaptadas, com o objetivo de melhorar o desempenho de cada loja.
Quando o franqueado apresenta uma solução, o consultor tem a autonomia para dar ou não baixa na pendência. Assim, se a solução apresentada não estiver a contento, a consultoria continua atuando até que a questão seja resolvida definitivamente. Nesta dinâmica, os bons resultados chegam rápido, incentivando o franqueado a tornar-se cada vez mais participativo.
A ferramenta mostra a franquia como um todo e permite que o consultor avalie diversos indicadores, como situação do estoque, quantidade de pedidos cancelados e faturamento da unidade. “A mensuração desses resultados ajuda o franqueado a compreender a realidade de seu negócio, dentro dos parâmetros estipulados pela rede”, reforça o diretor.
O novo modelo de consultoria já existe há seis meses. Mas, neste curto período de tempo, a Consultoria de Negócios da Lig-Lig já apresenta excelentes resultados. Um exemplo é uma loja da cidade de São Paulo que solicitava entre 30 e 40 mil cardápios por trimestre e os enxergava como custo, não investimento. “Nós mostramos a ele que o cardápio é uma das principais ferramentas de vendas. Com a mudança de mentalidade, esta franquia passou a solicitar entre 80 e 100 mil cardápios por trimestre. Essa ação simples aumentou em 10% o faturamento da loja e houve, até, a necessidade de contratação de mais mão de obra. Na prática, o crescimento foi grande”, comemora Sanches.