Entradas, pizzas, massas, carnes, petiscos, chopp e pratos executivos. Com 30 anos de funcionamento, a Patroni Pizza expandiu seu cardápio para além da iguaria italiana e abriu 134 lojas espalhadas pelo Brasil. Segundo Luiz Cury Filho, diretor de franquias da rede, o plano é lançar 46 unidades até o final do ano em estados diferentes. Já o faturamento de 2013, que ficou em R$ 319 milhões, está previsto para aumentar em 30%.
A franquia conta com 12 lojas próprias e tem preferência por locais nas praças de alimentação de shoppings, principalmente em cidades com mais de 150 mil habitantes. “Podemos levar a Patroni para cidades onde ainda não estamos presente, mas quando temos um número significativo de unidades em determinadas regiões, conseguimos instalar uma consultoria local para as franquias”, disse Cury. É o que já acontece no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Sobre a expansão internacional da Patroni Pizza, o diretor afirmou ser um plano a médio prazo. “Recebemos algumas propostas, mas temos que pensar na matéria prima que usamos. Antes de levar franquias para fora, o ideal é abrir antes lojas próprias nas cidades para manter nosso padrão de qualidade.”
Cury também contou a rede costuma ser mais exigente com o perfil de franqueados. A dedicação ao estabelecimento deve ser exclusiva, pois, segundo ele, o setor de alimentação requer disponibilidade em horários diferentes de outros comércios. “Notamos que as pessoas estão saindo mais para jantar.” Além disso, como a Patroni opta por praças de alimentação, sábados e domingos também entram na conta do trabalho semanal. “Procuramos pessoas engajadas e apresentamos uma visão realista sobre problemas que podem surgir.”
O cardápio
A rede mantém o padrão dos pratos servidos por meio de uma cozinha central, localizada na cidade de São Paulo. Os cardápios, no entanto, podem ser complementados com alimentos regionais. Nas unidades do nordeste, por exemplo, além dos pratos fixos, camarão e pizza de carne de bode são servidos. Já o feijão preto foi incorporado ao menu pela demanda de clientes no Rio de Janeiro.
Pizza de família
A história da Patroni começa em 1984, quando o paulistano Rubens Augusto Júnior abriu a pizzaria, como delivery, no bairro do Paraíso, em São Paulo. Ainda trabalhando na área de captação de recursos de uma empresa, o estabelecimento ficou inicialmente sob responsabilidade de seu pai, Rubens Augusto, que havia ficado desempregado.
Com o falecimento de seu pai, em 1997, Augusto começou a se dedicar integralmente ao negócio e abriu a Patroni Pizza em um shopping, o atual Grand Plaza, em Santo André. As primeiras franquias foram inauguradas em 2003, ano em que a rede alcançou nove unidades. Após se instalar em São Paulo, a rede começou o processo de expansão pelo Rio de Janeiro.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Saiba sobre o segmento: Franquias de Alimentação