Com forte presença no interior do país, a franquia Chiquinho Sorvetes busca agora se consolidar em grandes cidades. A rede tem atualmente 310 lojas, e o plano é concluir 2015 com 400.
Cada unidade exige investimento de R$ 300 mil, sem contar o ponto comercial. De acordo com Edson Bortolotti, consultor do negócio, o faturamento mensal médio dos estabelecimentos é de R$ 60 mil, e o tempo esperado para o retorno do aporte é de dois a três anos. O franqueado deve se dedicar integralmente à loja, segundo o consultor.
A área mínima para uma loja é de 35 metros quadrados, tanto para shoppings quanto para pontos de rua. Em média, oito funcionários são necessários para trabalhar no estabelecimento.
O cardápio da Chiquinho Sorvetes oferece casquinhas, sundaes, milkshakes, produtos derivados do sorvete, sobremesas e itens sazonais. Durante o inverno, a rede traz chocolate quente, bolo de caneca, fondue de frutas e cappuccino. As receitas são exclusivas da marca e foram padronizadas em 2010, quando a Chiquinho Sorvetes aderiu ao modelo de franchising.
A empresa foi fundada em 1980, na cidade de Frutal, em Minas Gerais. Francisco Olímpio Oliveira emprestou seu apelido ao negócio familiar, que passou a pertencer a seu filho, Isaias Bernardes. O empreendedor então levou a sorveteria a Guaíra, interior de São Paulo.
Bernardes investiu em máquinas para produzir o sorvete soft e difundiu a Chiquinho Sorvetes na sua família. Em 2010, a marca atingiu 80 unidades próprias, todas sob os cuidados de parentes.
No mesmo ano, a sorveteria passou por processos de padronização para começar a atuar como franquia. As primeiras unidades franqueadas foram abertas no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Hoje a sorveteria está em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.