As exigências econômicas e, principalmente, ambientais exigem que os negócios sejam cada vez mais sustentáveis. Por isso, muitas redes investem na criação de políticas e programas que atenuem desperdícios e reduzam prejuízos econômicos para os empreendedores. Pensar e agir neste sentido pode ser o diferencial em um mercado competitivo.
Para facilitar a operação do franqueado, a Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa com 120 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos, criou o Programa Cozinha Central. “Isso permite ao empreendedor reduzir custos, evitar o desperdício de alimentos e ampliar o espaço de sua unidade, já que não precisará de uma cozinha no estabelecimento”, esclarece Roberto Silvestrini, diretor de expansão da marca.
Silvestrini explica que o franqueado, assim que finaliza o expediente, “faz o pedido online do que irá precisar no dia seguinte. A cozinha central produz apenas o que é solicitado e entrega para o estabelecimento, que oferece aos consumidores alimentos ainda mais frescos e saborosos”.
O diretor explica que após dois meses de operação, o empreendedor já consegue estimar sem dificuldades o consumo diário da unidade. “Como neste segmento não podemos acumular estoque, já que o frescor dos alimentos e a qualidade dos produtos precisa ser a melhor possível, esta política auxilia não apenas o franqueado, mas principalmente o meio ambiente”, finaliza o diretor.