Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Sorocaba é a 8ª cidade em número de franquias no Estado e a 26ª no Brasil

Sorocaba é a 8ª cidade em número de franquias no Estado e a 26ª no Brasil

Existem 394 unidades; McDonald's lidera, com 25, seguido por O Boticário, com 20, e Kumon, com 9

Sorocaba é a 8ª cidade em número de franquias no Estado e a 26ª no Brasil
Sua Franquia Publicado em 05 de Abril de 2014 às, 15h51. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Sorocaba é a 8ª cidade do Estado de São Paulo em número de unidades de franquias e a 26ª do Brasil, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A cidade fechou 2013 com 394 unidades franqueadas, de comércio e serviços, a maioria em shopping centers. Três shoppings foram inaugurados no segundo semestre do ano passado e dinamizaram o setor. O McDonald's lidera em unidades de franquia em Sorocaba, seguido por o Boticário e Kumon (escola). 

 
No Estado, as sete primeiras cidades em unidades de franquias são São Paulo, com 11.800; Campinas, com 1.136; Ribeirão Preto, 478; São Bernardo do Campo, 444; São José dos Campos, 443; Santo André, 429; e Guarulhos, 427. Sorocaba fica na frente de São José do Rio Preto, que tem 365; e Osasco, com 349. 
 
As franquias são bem variadas em Sorocaba e é possível encontrar representantes de quase todas as marcas. Além dos shoppings, as unidades franqueadas também se localizam em hipermercados e galerias. O segmento de maior representatividade na cidade é o de alimentação, e que, de acordo com a ABF, mais deve crescer em todo o País nos próximos anos. 
 
O empresário Antonio Carlos Marques é franqueado da Cacau Show em Sorocaba e São Roque. As oito unidades estão instaladas nos shoppings Sorocaba, Pátio Cianê, Cidade, Iguatemi Esplanada (2), hipermercado Extra do Jardim Santa Rosália e mais dois em São Roque, na região central e numa galeria. 
 
Marques explica que a escolha por uma rede de franquias tem vantagens: a marca é conhecida e geralmente consolidada, há know-how (experiência e conhecimento dos produtos e serviços) e maior garantia para investimento do que em marca própria. Os shoppings são a localização natural de lojas franqueadas, por causa da segurança e fluxo de pessoas, de acordo com o empresário. Mas em relação às lojas de ruas, a desvantagem é o valor do aluguel, mais caro, diz Marques. Segundo o empresário, para definição do local de uma loja de rua há uma série de cuidados, como boa localização e facilidade de estacionamento. 
 
O interessado em abrir uma loja de franquia tem pagar royaltes pelo uso da marca, mas com isso recebe assistência e acesso a informações do mercado, além de sabe o que deve fazer para melhorar o faturamento. Contando com o investimento inicial, o lucro pode demorar alguns anos para vir, por isso é um negócio a longo prazo e a marca tem que ser muito bem escolhida. 
 
A rede de lanchonetes McDonald's lidera em número de unidades em Sorocaba, com 25, de acordo com a ABF. Nessa conta entram lanchonetes e quiosques. Depois vem O Boticário, com 20; Kumon, com 9; Cacau Show, com 7; Óticas Carol, com 7; Casa do Pão de Queijo, 6; Doutor Resolve, 6; Habib"s, 6; Nosso Bar, 6; Seguralta - Bolsa de Seguros, 6. Essas são as dez marcas de franquia com maior presença na cidade, informa a ABF. 
 
O segmento de alimentação é o que mais tem unidades de franquia em Sorocaba e também o que mais deve crescer. São lanchonetes, restaurantes, cafés, sorveterias, lojas de doces, entre outros. Segundo relatório da ABF, "o segmento cresceu 16,6% em 2013 e vem apresentando taxas de crescimento acentuado todos os anos. A estabilidade econômica nacional proporcionou um aumento considerável do food service, ou seja, no mercado da alimentação fora do lar." As maiores redes de franquias de alimentação no País são McDonald"s, Habib"s, Subway, Bob"s e Cacau Show. 
 
Em Sorocaba, o segmento de alimentação representa 36,8% na participação total (145 unidades). Depois vem o segmento de esporte, saúde, beleza e lazer, com 14% (55); educação e treinamento, com 13,2% (52); acessórios pessoais e calçados, com 8,6% (34); negócios, serviços e outros varejos, com 8,1% (32); móveis, decoração e presentes, com 6,3% (25); vestuário, com 4,3% (17); limpeza e conservação, com 3,8% (15); hotelaria e turismo, com 2,3% (9); e veículos, com 1,5% (6).
 
Fonte: Cruzeiro do Sul - Marcelo Roma

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?