Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Made in Brazil: os desafios das franquias de operar no exterior

Made in Brazil: os desafios das franquias de operar no exterior

Made in Brazil: os desafios das franquias de operar no exterior
Sua Franquia Publicado em 19 de Setembro de 2013 às, 17h02. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Temakeria altera 25% do cardápio para se adequar ao paladar americano e consolida marca nos EUA

Entender as preferências do público local, os trâmites legais para abertura de uma unidade, acompanhar de perto a operação – para evitar riscos - e manter o negócio bem alicerçado são apenas alguns dos desafios para uma empresa operar no exterior. Hoje, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), pouco mais de 100 marcas possuem operação fora do Brasil.
 
Ao entrar em um mercado estrangeiro, como o americano, por exemplo, para o empreendedor ser competitivo é preciso realizar diversas adaptações antes, durante e após a operação. “Para entrar nos EUA, adaptamos contratos, pesquisamos a fundo as preferências e hábitos dos consumidores locais e implantamos um novo conceito de fast-food, até então, pouco conhecido pelos norte-americanos: o das temakerias”, revela Roberto Silvestrini, diretor de expansão da Temakeria Makis Place, rede com 93 unidades no Brasil e nos Estados Unidos.
 
Com uma unidade em Miami há 11 meses, a Makis Place planeja inaugurar mais três franquias até o final de 2013. Roberto esclarece que antes mesmo de iniciar a operação nos EUA, a rede realizou algumas mudanças estratégicas: “o cardápio, por exemplo, sofreu alguns ajustes e teve aproximadamente 25% dos produtos alterados para se adequar aos hábitos locais”, diz.
 
A abordagem realizada com o cliente, característica que o consumidor brasileiro dá grande importância, também foi outro tema que precisou se adaptar. “A abordagem pessoal e intimista são comuns no Brasil. Porém, em alguns mercados, o cliente não está acostumado com a ‘intimidade’ e prefere ser tratado de uma forma menos pessoal”, complementa o diretor.
 
Eliminação de algumas funções e criação de outras
 
Por ser um mercado mais maduro que o brasileiro, a rede alterou também sua estrutura de equipe, utilizada nas 92 franquias brasileiras. Silvestrini esclarece que “a função de operador de caixa não existe no segmento de fast-food nos Estados Unidos. Em compensação, se ganha ainda mais agilidade no atendimento direto ao cliente, que preza pelo bom atendimento e rapidez”.
 
Saiba mais: A Temakeria Makis Place é uma rede de culinária japonesa que conta com 93 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. Considerada a maior rede de restaurantes de sushi fora do Japão, a Makis Place possui mais de 100 opções de temakis de diferentes sabores e outras centenas de produtos orientais em seu cardápio. www.makisplace.com.br 
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?