O desafio de apresentar o sabor e diferencias da Empada Brasil para o mercado paulista foi assumido por Márcio Rangel, que inaugurou a primeira unidade da marca na movimentada Rua Augusta. 10 anos depois, a rede encontra-se consolidada no estado, com 29 unidades em funcionamento e é uma referência nacional
Um dos quitutes preferidos do brasileiro já era parte de um negócio de sucesso em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro quando o empresário Márcio Rangel decidiu trazer a marca para São Paulo. Fundada em Petrópolis, em 1999, a Empada Brasil transformou em franquia um formato de loja dedicado a produção e venda de deliciosas empadinhas, produzidas com massa macia e muito recheio, pra se comer de colherzinha.
Há 10 anos, quando inaugurou sua unidade na Rua Augusta, o desafio do atual máster-franqueado de São Paulo e sócio da Empada Brasil foi incorporar à rotina do paulistano um produto novo do mercado. O quitute, assim como tantos outros salgados, sempre foi presença garantida nas vitrines de qualquer padaria da cidade, mas uma loja exclusiva, com estufas repletas de empadas recheadas com as mais diferentes opções, era sem dúvida uma novidade.
Rangel conta que acertou primeiramente na escolha do setor. Para ele o segmento de alimentação é o menos afetado em situações de crise. Ser uma novidade foi fundamental para que o produto tivesse boa repercussão. “Quando conheci a loja no Rio de Janeiro e experimentei o produto e tive a certeza que havia muita chance de fazer sucesso em São Paulo, que é a capital gastronômica do Brasil.”
A decisão pelo ponto de venda também foi feita baseada em detalhes importantes para o bom desempenho. “Buscamos bairros estratégicos, frequentados por pessoas formadoras de opinião. Além disso, procuramos lugares com grande circulação de pessoas, que de preferência mesclassem pontos comerciais e residenciais. Escolhemos a Rua Augusta que, por reunir todos esses fatores, funcionou como uma vitrine para a expansão no estado”, explica o empresário.
Expansão da marca
Com o sucesso da loja, Rangel e Antônio Matta, também franqueado da marca, foram convidados para fazer parte da gestão da rede no estado de São Paulo, o que incluía criar um plano de expansão e uma Central de Produção e Distribuição. Com isso, não haveria necessidade de produção de empada nas próprias lojas, o que permitiria que a rede crescesse de forma mais rápida, com investimento inicial para novos franqueados reduzido e produtos padronizados. “Foi uma somatória de fatores. O sucesso inicial abriu portas para novas oportunidades e nós soubemos aproveitar tudo da melhor forma.”
Atualmente a rede conta com 29 unidades somente na capital paulista e mais de 60 no país. A expectativa é atingir 35 unidades em São Paulo até o final do ano. “Nosso maior desafio ainda é fazer a marca crescer mais e ficar famosa onde ainda não conhecida. O empresário deve sempre querer ir além”, finaliza Rangel.
Sobre a Empada Brasil
A Empada Brasil é uma rede de empadarias em constante processo de expansão. Criada em 1999, a partir de uma tradicional e secreta receita de uma família mineira, a empresa tornou-se uma marca forte, apostando na associação da herança familiar com o charme da cidade serrana de Petrópolis (RJ), onde surgiu a primeira loja. Em pouco tempo, Petrópolis já estava exportando lojas da Empada Brasil para cidades vizinhas. Foi nesta fase que os pioneiros do negócio sentiram a necessidade de desenvolver uma franquia da marca, que pegou a ponte aérea sem escalas para São Paulo. Com a inauguração de uma loja na tradicional Rua Augusta, houve um rápido crescimento da rede no estado, que garantiu o estímulo necessário para a expansão nacional da Empada Brasil em franquias cada vez mais procuradas. Atualmente, a Empada Brasil conta co m mais de 60 pontos de vendas. Acesse: www.empadabrasil.com.br.