Algumas redes de franquias concentram os investimentos em comunicação apenas na parte institucional, o que pode não ser tão estratégico para um franqueado que atue fora de um grande eixo. Para se diferenciar, no entanto, algumas redes concedem aos empreendedores da marca a possibilidade de realizar as ações que acreditam ser mais eficazes para a unidade.
“As ações regionais são estratégicas para consolidar uma marca. E, neste caso, ninguém melhor que o próprio empreendedor, que conhece as particularidades de sua região, para saber quais as ações mais eficazes no mercado (cidade) que atua”, destaca Roberto Silvestrini, diretor de expansão da Temakeria Makis Place.
A rede, que possui 93 unidades no Brasil e nos Estados Unidos, desde sua fundação, permite ao franqueado administrar a verba de propaganda, seja por meio de um Conselho de Franqueados, como em São Paulo, ou por meio do master franqueado regional, o que, segundo Silvestrini, “aproxima a franqueadora da marca, a marca do consumidor final e é benéfico para todos os lados”.
Em muitos casos, concentrar o investimento em cidades de grande porte torna a marca reconhecida naquela região. Porém, quando a rede almejar atingir outros mercados e expandir a atuação para praças menores, esta falta de identidade pode atrapalhar a difícil tarefa de localizar empreendedores engajados.
Saiba mais: A Temakeria Makis Place é uma rede de culinária japonesa que conta com 93 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. Considerada a maior rede de restaurantes de sushi fora do Japão, a Makis Place possui mais de 100 opções de temakis de diferentes sabores e outras centenas de produtos orientais em seu cardápio.