Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Yogoothies estima crescimento de 25% no faturamento e 10 novas lojas

Yogoothies estima crescimento de 25% no faturamento e 10 novas lojas

Yogoothies estima crescimento de 25% no faturamento e 10 novas lojas
Sua Franquia Publicado em 06 de Junho de 2013 às, 17h08. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Muito se fala e especula sobre o presente e futuro do setor de frozen yogurt. Após o crescimento dos últimos anos, dados da ABF (Associação Brasileira de Franchizing) mostram uma desacelaração nas vendas e abertura de franquias especializadas na sobremesa. Entretanto, esse movimento é natural e não pode ser identificado como um fracasso do setor, e sim como um um período de maturação. As marcas mais estruturadas, consolidadas e com uma base de crescimento sustentável seguem lucrando e se destacam. Esse é o caso da Yogoothies.

O setor de franquias cresceu 16,2% em 2012, atingindo o faturamento total de R$ 103 bilhões e um dos fatores que norteou o crescimento foi a abertura de novas unidades, especialmente em shoppings centers. “Apenas no segmento de alimentação houve um aumento de 18,3%, segundo a ABF. A Yogoothies, na contramão da tendência observada no mercado de frozens, fechou o ano passado com 27 lojas em operação e cerca de R$ 12 milhões de faturamento”, diz o Diretor de Marketing e Operações, Heberth Curcovezki.

Para ele, as marcas que continuaram a investir em pesquisa e desenvolvimento e realizaram um bom trabalho de comunicação ao redor das vantagens que o frozen yogurt oferece em relação às sobremesas tradicionais, tem conseguido se diferenciar, fidelizar consumidores e continuam se destacando e crescendo. Ainda em 2013, a marca estima um crescimento de 25% e abertura de no mínimo 10 unidades em todo o Brasil, além das recém-inauguradas unidades do Shopping Metrô Tucuruvi, São Bernardo Plaza Shopping, Boulevard Shopping Nações Bauru, Shopping Tropical (São Luís/MA) e Serra Sul Shopping (Pouso Alegre/MG).

Para Curcovezki, a tendência de desaceleração do mercado de frozen yogurt era previsível antes mesmo da expansão dos últimos anos. “Aquelas marcas que se tornarem mais adequadas às demandas atuais levarão sua originalidade e continuarão expandindo. Outras não terão o mesmo destino, dando espaço àquelas que melhor se adaptarem.”

Evolução
De acordo com Curcovezki, esse processo é natural no varejo e acontece com qualquer novo segmento que faça sucesso. O Diretor conta que esta mesma situação ocorreu nos Estados Unidos em 2007 e 2008 e hoje, depois de contar com mais de uma centena de marcas que se projetaram, apenas três delas são redes fortes e sólidas.

“O mercado nacional sofreu em 2010 e 2011 o boom do frozen yogurt. Muitos investidores, motivados por novas marcas que surgiram e pelas promessas de grande retorno financeiro, tornaram-se empresários franqueados da noite para o dia. Este evento causou e ainda produz certo desequilíbrio entre a oferta e a demanda do frozen, porém esta situação muito em breve estará equilibrada”, explica Curcovezki. “Por outro lado, há empresários que construíram marcas apoiadas em pesquisa e planejamento estratégico, o que caracteriza estabilidade e sucesso a longo prazo.”

Esse processo não atingiu a Yogoothies em cheio. De acordo com a analista de varejo da marca, Tathiane Karen, o consumo médio do frozen tem aumentado. “Em decorrência das frequentes novidades que são levadas ao varejo pela Yogoothies, o ticket médio atual das lojas é consideravelmente superior àqueles que tínhamos em 2010 e 2011”. Curcovezki ressalta que mesmo tendo consciência de que a oferta do produto no mercado atingiria um equilíbrio naturalmente, nunca deixou sua equipe acomodar.

“Nossa missão é inovar e surpreender nossos consumidores e os empresários franqueados que apostaram em nossa marca. Hoje, a Yogoothies é uma empresa completamente diferente daquela que chegou ao mercado no segundo semestre de 2010, com uma variedade de produtos completamente diferenciados de qualquer outra empresa do segmento de frozen yogurt”, conta o Diretor.

Segundo Curcovezki, esta dinâmica de inovação alcançada pela Yogoothies pode ser observada em seus pontos de venda e também através de seu site e nas redes sociais – principal trunfo das grandes marcas para divulgar suas ações e produtos. “Nossa marca têm crescido continuamente e conta com mais de 36 mil fãs no Facebook e 5 mil seguidores no Twitter. Além disso, temos atuado com um perfil no Instagram e no Youtube com um canal próprio.”

“Todo o processo de evolução da marca é um chamariz para novos consumidores e investidores interessados em abrir uma franquia da Yogoothies. Assim, o frozen yogurt segue sendo a sobremesa do momento e  nós seguimos desenvolvendo cada vez mais a estrutura da marca e experiências para nossos consumidores”, conclui o Diretor.

:: Conheça mais franquias de alimentação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?