A rede de restaurantes Camarão & Cia, que hoje tem 48 franquias no Brasil, pretende ampliar seus negócios, chegando a 60 unidades até o fim deste ano. Entre as cidades que receberão fast-foods da empresa nos próximos meses estão São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Com a chegada nestes locais, a marca terá firmado presença em todas as capitais do Nordeste. Também serão inaugurados em 2013 dois restaurantes Camarada Camarão, sendo um no Recife e outro em Brasília. Até 2016, a franquia, com sede em Pernambuco, terá ultrapassado a marca das 100 lojas em funcionamento, segundo projeta o diretor do grupo, Sylvio Drummond.
Chegou o momento do grupo também conquistar espaço no Sul do país, já que conta com forte presença no Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. “O sucesso dos restaurantes em vários estados e a nossa experiência em quase quinze anos de atuação no setor, nos faz querer buscar agora o mercado de estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para essas praças, nós oferecemos condições especiais aos nossos novos franqueados”, explica Drummond.
Para impulsionar ainda mais o crescimento, a rede aposta mais uma vez da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, entre os dias 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. As participações no evento e a preocupação constante com a qualidade e bons serviços renderam à rede de fast food, pelo 9º ano consecutivo, o selo de excelência da ABF, o mais importante do franchising brasileiro. O reconhecimento fez com que a rede se tornasse a única do Nordeste e uma das poucas do país a conseguir o resultado.
Além dos selos de excelência, outro grande diferencial que permite a expansão da marca em território nacional, na opinião de Drummond, é a fazenda própria de criação de camarões, localizada no Delta do Parnaíba (PI). “Da engorda à indústria, o que garante que não vai faltar matéria-prima de alta qualidade o ano todo e possibilita trabalhar com preços competitivos”, reforça o empresário. A produção é de 90 a 100 toneladas do crustáceo por mês. O transporte é realizado com frota refrigerada também própria, raras vezes com necessidade de terceirização.
Cada franqueado contribui também com 6% do faturamento bruto mensal – que gira em torno dos R$ 150 mil –, como royalties e mais 2% para publicidade, além dos custos com o ponto comercial. Para atrair novos investidores, a Camarão & Cia estuda a viabilidade do negócio, orienta o projeto arquitetônico e treina do “sócio” aos funcionários da cozinha. Muitas vezes, ainda ajuda no diálogo com os locatários. No total, são cerca de 1,2 mil colaboradores no país, número que deve chegar a 2 mil nos próximos quatro anos.
No plano de expansão da rede estão as capitais e cidades de médio porte. Só este ano, a rede, com seus franqueados, deve investir R$ 7 milhões com as novas operações. O crescimento é puxado pela construção de shoppings centers, em especial no interior dos estados. “Existe uma demanda reprimida nas cidades de médio porte, que estão crescendo muito. Há oportunidades e queremos conquistá-las, junto a todas as classes sociais”, destaca o empresário. A fim de popularizar o cardápio, são criadas promoções de pratos executivos ou duplos. A gastronomia nordestina, por sua intimidade com frutos do mar, influencia positivamente os clientes. “No Sudeste, a população já associa camarão ao nosso litoral. Ao saber que somos de Pernambuco, respeitam e valorizam”, ressalta.
:: Conheça mais franquias de alimentação