Silvana Marmonti, sócia da Amor aos Pedaços, acabou de passar pelo processo de estruturação interna para captar recursos e contou a experiência no comitê aberto de Finanças na Amcham – São Paulo, na última quarta-feira (03/04). O evento discutiu as tarefas necessárias para se candidatar a uma operação do tipo.
A franqueadora de docerias, fundada há 31 anos, vendeu 33% de seu capital, em março, para o Fundo Mercatto Alimentos, especializado no setor de alimentos e bebidas. “Iniciamos todo esse preparo há três anos”, conta a executiva.
O objetivo da captação é a expansão do negócio, elevando o número de lojas no país de 60 para 160, em três anos. Parte do processo operacional que permite esse projeto começou a ser executado antes mesmo da venda de capitais, ampliando a planta industrial, com investimento de R$ 5 milhões. “Antes tínhamos uma cozinha industrial na Vila Olímpia (bairro da Zona Oeste), com produção de 800 toneladas por ano. Mudamos para uma fábrica em Cotia (Grande SP), para chegar a 2500 toneladas anuais”, diz.
Além do lado operacional, a Amor aos Pedaços reestruturou as áreas tributária, financeira, de gestão e governança. “Nesse meio tempo, tivemos a proposta de vender 50% do capital para outra empresa, mas não era nosso objetivo, que consistia em abrir um terço”, relata.
Para a executiva, preparar-se internamente e saber exatamente o que queria permitiu uma boa negociação. “Foi uma lição de casa dolorosa, mas fizemos direitinho”, conclui.
:: Conheça o modelo de negócio da franquia Amor aos Pedaços
:: Leia mais: Private Equity em debate no Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios