É simples. A cada R$ 1 gasto, um ponto. A partir de 150 pontos acumulados o cliente troca por uma caixa de Língua de Gato ou Mini Kop ao Leite ou tablete de chocolate ao leite Kopenhagen. Até aí, muitas marcas trocam pontos por produtos. Mas o programa de relacionamento da mais famosa grife de chocolates finos do país vai muito além de uma relação de consumo e recompensa. Desde o início, em setembro do ano passado, o KopClub criou uma associação de prazeres e privilégios com ícones do luxo que agregam ainda mais valor na relação entre marca e o seus clientes mais fiéis. Junto com a rede de franquias Kopenhagen embarcaram Amarula, Azeites Cardeal, Perfumaria Phebo, Expand, Rockstter, Mini Cooper, Hotel Unique, Companhia Athletica, Shoulder e Giuliana Flores, que proporcionam presentes e benefícios aos clientes que fizerem compras em seus estabelecimentos, sem descontar os pontos acumulados que só são utilizados para trocas na rede Kopenhagen. É por isso que o programa tem ido tão bem. Com média de 20 mil cadastros realizados por mês, o KopClub já acumula mais de 300 mil clientes em seu primeiro ano de operação e alicerça sua base de trabalho em uma forte relação de três pontas entre o consumidor frequente, a Kopenhagen e os parceiros. A meta é fidelizar um milhão de clientes, dos três milhões que frequentam as lojas anualmente, para serem membros do programa. Campanhas motivacionais e treinamento com vendedores têm sido feitos para apresentar o programa aos clientes e suas vantagens.
O resultado tem sido positivo. O índice de resgate dos pontos é acima de 50%, altíssimo perto de outros programas, com apenas 18% de pontos expirados. Desde março, a administração do KopClub está a cargo da Accentiv'Mimética empresa especializada em premiação e programas de relacionamento, serviços de fidelização, motivação e reconhecimento, famosa pelos cases Multiplus Fidelidade, Quilômetros de Vantagem dos Postos Ipiranga, Vai de Visa Go, O melhor da Vida Mastercard, entre outros programas. Para trabalhar melhor essa base, oferecendo ações de geomarketing por exemplo, ainda em estudo, foram levantados dados e já se sabe que a maioria dos associados são mulheres, 70%, com ensino superior, sem filhos, casadas e de São Paulo. A renda média familiar de 42% dos participantes é acima de dez salários mínimos, portanto, da classe A. Essa qualidade de cliente tem elevado o tiquete médio das vendas e frequência de visita às lojas.
As empresas que se associam ao programa tem acesso à cadastro de clientes e podem gerar boas oportunidades de negócios direto com esse consumidor. E para se beneficiar com oportunidades nos parceiros, basta apresentar o cartão KopClub. No Unique por exemplo, os associados KopClub que se hospedarem no hotel ganham o café da manhã no restaurante Skye. Na Caltabiano, quem adquirir um Mini Cooper ganha a pintura do teto. O participante também recebe mimos ou descontos nas lojas Expand, Rockstter e Shoulder. Ao acumular 450 ou 750 pontos, é enviado um e-mail informando que o associado será presenteado com uma garrafa de Azeite Cardeal ou Amarula Cream, respectivamente, entregues no endereço cadastrado. “O KopClub foi uma forma que criamos de retribuir a paixão por Kopenhagen que nossos clientes preferenciais têm. Uma vez fidelizado ele também quer que as pessoas de seu círculo de relacionamento vivenciem a mesma experiência, por isso defendem e divulgam a marca”, conta Orlando Glingani, gerente de marketing e inovações da Kopenhagen.