A Splitfoods chegou ao Brasil em 2010 e instalou-se na região da Granja Vianna, através de sua fábrica de Creme de Açaí. Com investimento do Grupo Harare, espanhóis radicados no Brasil, a fábrica obteve grande sucesso e o Split Açaí espalhou-se para grandes redes de supermercados e pontos de vendas em diversas regiões.
Com uma receita diferente dos demais produtos ofertados no mercado, com textura que se assemelha ao sorvete, surpreendeu o paladar daqueles que já gostavam do fruto Açaí.
O sucesso foi tão grande que o Grupo uniu-se ao empresário Leonardo Pereira do setor financeiro e decidiram ampliar seus negócios focando no Varejo, pois através de pesquisas, perceberam que cada vez mais as pessoas que trabalham fora buscam por uma alimentação mais saudável, que proporcione saúde e bem estar.
A SplitFoods contou com a Ametista Consultoria e Gestão de Varejo para realizar os estudos mercadológicos e toda a formatação necessária para a concessão de franquias. A preocupação era manter o negócio rentável e que trouxesse ao lojista tranquilidade nos picos sazonais do varejo, principalmente no inverno, já que o produto, vendido em creme congelado, sofre uma queda normal durante os meses frios.
A consultoria entendeu que um cardápio mais completo manteria a competitividade em alta. Foi então montado um cardápio que atendesse o cliente desde o café da manhã, com opções em salgados integrais, massas leves para o almoço, sanduíches frios e quentes, caldos quentes para um final de tarde, além do carro-chefe: o Açaí, que ainda recebu a adição de toppings. A ideia é atender um cliente que busca praticidade, sem perder a qualidade de produtos e serviços, em um único lugar.
A arquitetura do restaurante é voltada para quem busca um ambiente caloroso, aconchegante e que proporcione a sensação de estar sempre em um roteiro de viagem. O investimento inicial em uma unidade custa a partir de R$ 70.000,00, fora os custos de obra civil e ponto comercial. A rede oferece suporte ao franqueado desde a busca do ponto.