Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Franchising oferece boas oportunidades para quem deseja abrir o primeiro negócio

Franchising oferece boas oportunidades para quem deseja abrir o primeiro negócio

Franchising oferece boas oportunidades para quem deseja abrir o primeiro negócio
Sua Franquia Publicado em 04 de Julho de 2012 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Associar-se a uma franquia pode ser um bom ponto de partida para quem quer ter o seu próprio negócio. Nos últimos anos, a ampliação das redes franqueadas comprova que essa é uma ótima estratégia para quem deseja obter retorno a médio prazo. Números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising, entidade que representa o setor de franquias, diz que o faturamento do setor cresceu 16,9% em 2011, bem acima do crescimento do PIB no mesmo ano, que foi de 2,7%. Ainda segundo a ABF, no ano passado foram abertas mais de 6 mil novas unidades franqueadas, gerando 60 mil novos empregos diretos.
 
A Yogoothies, empresa franqueadora especializada em Frozen Yogurt, é um exemplo de sucesso no setor. Considerando apenas o ano de 2011, a rede triplicou o seu número de unidades franqueadas, colaboradores diretos e faturamento bruto, e hoje atua em 11 estados brasileiros. Rychard Curcovezki, Diretor de Franchising da Yogoothies, diz que, com o grande crescimento do setor no Brasil, há muitas boas oportunidades de investimento: “É uma excelente porta de entrada, principalmente por permitir àqueles com nenhuma experiência, mas com vontade de trabalharem em seu próprio negócio e com capital para realizarem o investimento, iniciar, ainda com pouca idade, uma carreira empresarial”.
 
Para Curcovezki, os empreendedores candidatos ao sistema de franchising estão em todas as partes, são das mais diversas faixas etárias e de distintos níveis socioeconômicos, uma vez que há opções variadas de valor para investimento. "Ao se associar a uma franquia, o franqueado adquire uma fonte inesgotável, segura e experiente para buscar e receber informações e instruções, com dados essenciais para conduzir o negócio adequadamente, que englobam desde a sugestão do ponto comercial, contratação de funcionários e até aspectos do dia-a-dia do negócio”. Além disso, o franqueado fará parte de uma rede continuamente em expansão, ganhando visibilidade e credibilidade no mercado.
 
O diretor da Yogoothies alerta, contudo, que o interessado deve ter cautela antes de decidir representar uma marca. “Fazer análise do mercado no qual se pretende investir, auto avaliação do seu próprio perfil empreendedor para verificar se há sinergia das suas características com as atividades que deverão ser exercidas no cotidiano do negócio, conhecer algumas franquias e franqueados do mesmo segmento e realizar comparações. O empresário deve ainda analisar se o franqueador busca continuamente inovações e diferenciais competitivos frente aos seus concorrente, o que garante à marca posição de destaque e a preferência de potenciais consumidores", explica.

Curcovezki destaca também a importância do futuro franqueado certificar-se de que há potencial na região onde se pretende instalar a unidade, ter o capital disponível para realização dos investimentos e ter tempo para dedicar-se à atividade. Essas preocupações são fundamentais para garantir o sucesso da parceria.
 
Perfil do franqueado
Na hora de avaliar candidatos para fazerem parte de sua rede, Rychard Curcovezki diz que há uma série de características avaliadas com o objetivo de verificar a sinergia entre os perfis do franqueado e do franqueador. Uma das principais, segundo o empresário, é se identificar com o conceito da marca. Alguns outros pontos importantes: ter disponibilidade integral para dedicar-se ao negócio (estima-se como necessária uma carga horária de 40 horas semanais), ter facilidade em seguir orientações (uma vez que a operação da unidade deverá atender a processos definidos pela Franqueadora), ter idoneidade (não possuir pendências com a sociedade) e residir preferencialmente na mesma cidade da unidade franqueada, gozando de bom conceito social e empresarial. Além disso, é levada em conta a capacidade financeira para realização de todos os investimentos, sem haver a necessidade de linhas de crédito, empréstimos ou semelhantes, a não ser por meios orientados pela Yogoothies.
 
Vale destacar, porém, que outras características também são importantes para definir o perfil do franqueado ideal. “Ter um espírito empreendedor, entusiasmo, acreditar em investimentos em marketing, ambição em querer crescer e ter disposição para adotar novas técnicas de aumento de vendas na loja franqueada. Essas são características fundamentais que garantem o sucesso de qualquer negócio”, conclui Curcovezki.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?