Com o crescimento do poder de consumo do brasileiro, redes de alimentação aproveitam para expandir os seus negócios por meio das franquias. O setor é o que mais se desenvolve, representando cerca de 17% do total dos segmentos do franchising. A estimativa é que em 2011 elas tenham crescido em torno de 18,6%. A expansão deste tipo de negócio tem sido impulsionada pela abertura de novos shopping centers, que começam a dar preferência por lojas franqueadas, sendo que somente em São Paulo, 60% delas são franquias.
O Rei do Pretzel, que já possui duas lojas próprias, no Boa Vista Shopping, em Santo Amaro, e no Shopping Plaza Sul, no Jardim Saúde, busca neste ano crescer ainda mais com a abertura de franquias. “Acreditamos muito no nosso produto e buscamos expandir as atividades. Vimos no sistema de franquias o melhor caminho para implantar e expandir nosso conceito de negócio, a filosofia, processos e métodos que o caracterizam bem”, afirma Josiane Batista, sócia diretora.
A empresa está desde 2010 no mercado, quando um dos diretores, em uma de suas viagens de trabalho, conheceu o pretzel suíço e decidiu dar o pontapé inicial no negócio aqui no Brasil. A massa é importada da Suíça, pois, de acordo com Josiane, a qualidade do produto acaba sendo mais alta, já que o país é tido como uma referência neste ramo. “Ela vem congelada, porém quando assada fica fresquinha e macia.”, destaca.
“Estamos acompanhando todo o trâmite junto a ABF e até o segundo semestre já estará concluído e abriremos nossos primeiros franqueados” conta Josiane, que também é responsável pelo setor de marketing da empresa. A meta inicial é abrir 10 unidades com quiosques em área mínima de 9m² e lojas de 15m². O investimento inicial será de R$ 150.000,00 para o franqueado, com todos os equipamentos inclusos, pronto para iniciar. O prazo de contrato será de 60 meses com lucro líquido variando entre 25% e 30%, e um faturamento bruto de R$ 40.000,00, com royalties de 5%.
O Rei do Pretzel comercializa produtos feitos à base do pretzel suíço em diversos sabores. O brasileiro vê o pretzel como um doce, por isso a empresa aposta no tradicional canela com açúcar. Brigadeiro, cheddar cremoso, requeijão, cream-cheese, dentre vários outros fazem parte do cardápio juntamente com os sanduíches de baguetes de massa de pretzel (os preferidos são de peito de peru e salame). Recentemente também foi acrescentado o café expresso.
“Gostamos desta diversificação, as crianças adoram, os jovens se amarram, os pais e avós se deliciam. Os sanduiches são para o público mais adulto, para o jovem estudante, e pessoas que procuram um lanche rápido, gostoso e mais saudável que os famosos hambúrgueres”, ressalta Josiane. Para os novos franqueados que virão, o Rei do Pretzel dará um treinamento específico e colocará um link para canal direto no site www.reidopretzel.com.br. “Entre franqueador e franqueados existe uma parceria, em que a união faz a força. Com a soma, todos saem ganhando” completa.
Veja outras franquias de alimentação