A atual força do setor, somada ao investimento anunciado pela Starbucks, cria um ambiente favorável à criação ou à ampliação das redes de cafeteria que trabalham com o modelo de franquias no Brasil.
"O investimento da Starbucks coloca o negócio ainda mais em evidência", afirma a vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Maria Cristina Franco. "Com atenção voltada a esse movimento, podem surgir muitos empreendedores interessados em abrir franquias nesse segmento".
Algumas franqueadoras já existentes, como a Fran's Café e o Vanilla Caffé, têm planos de expansão para o ano que vem. Já os coffee shopsSuplicy Cafés Especiais e Octavio Café têm projetos para entrar no ramo das franquias.
"Estamos estudando se franquearemos ou não. Dependerá das características do franqueado - comprometimento em abrir mais de uma unidade, entre outros fatores", conta Marco Suplicy.
Já a Fran's Café, que hoje conta com 129 lojas e pretende chegar ao fim do ano com pelo menos 160, espera que o ano que vem repita resultados obtidos neste ano: abertura de 30 a 40 novas unidades. "Também renovamos o cardápio e adequamos os produtos por região", diz o dono da marca, José Henrique Ribeiro.