Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Franquia: o caminho do sucesso da rede Vininha

Franquia: o caminho do sucesso da rede Vininha

O modelo de negócio foi escolhido para expandir a rede de mini sanduíches

Franquia: o caminho do sucesso da rede Vininha
Sua Franquia Publicado em 19 de Setembro de 2011 às, 17h40. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

‘Depois que o consumidor entende o conceito do Vininha, ele se torna cliente fiel à empresa’, acredita Rodrigo Miranda, sócio-fundador do Vininha. Para ele, esta fidelidade se dá também pelo fato do Vininha se enquadrar em diferentes momentos do dia a dia como uma opção saudável, prática e rápida para o consumidor.

O empresário aponta os diferenciais da rede como responsáveis pelo sucesso da marca nas novas regiões em que o Vininha está chegando. O cliente do Vininha pode pedir o combo em casa, no trabalho ou ir a uma das lojas. Ele pode comer sozinho ou em um evento de grande porte. Desta forma, o Vininha participa dos mais distintos momentos da vida do cliente. ‘Nós queremos que estes momentos sejam lembrados com carinho e que o Vininha tenha colaborado para isso.’

O projeto de franquias

Miranda lembra que recebia diariamente e-mails de pessoas interessadas em abrir uma franquia do Vininha. Da criação da marca até a maturidade para lançar a primeira franquia, a empresa se estruturou para fornecer ao franqueado boas ferramentas de trabalho. ‘Na época, não estávamos preparados para implementar o sistema de franquias. Trabalhamos muito, criamos procedimentos, modelos, manuais e reorganizamos toda a estrutura da empresa para atender às necessidades do franqueado e do plano de crescimento da empresa, garantindo o sucesso das novas lojas’, contextualiza Miranda.

O Vininha já teve o reconhecimento de que o seu sistema de gerenciamento serve de exemplo. Em 2009, a empresa consagrou-se vitoriosa no prêmio MPE Brasil, realizado pelo Sebrae, FNQ, Movimento Brasil Competitivo e Gerdau. 53 mil empresas estava na disputa e foram avaliadas de acordo com o o perfil do empreendedor, desempenho organizacional e práticas de gestão. Depois de vencer a etapa regional, o Vininha ficou também em 1º lugar na competição nacional.

‘Participar deste prêmio foi muito importante para a empresa. Percebemos que a qualidade é um processo contínuo. Foi necessário aprimorar iniciativas e gerar indicadores de acompanhamento do negócio que permitiram entender melhorias necessárias para dar mais retorno ao cliente. Além de que o prêmio abriu novas portas de negócios, visto que valizou o projeto do Vininha, mostrando que estamos no caminho certo’, comenta Miranda.

Em 2010 o Vininha lançou o projeto de franquias e montou a primeira loja da rede no novo formato comercial. A loja de São José dos Pinhais serviu de piloto e foi muito importante para o processo de estruturação das franquias. ‘Foi muito produtivo conhecer as necessidades e desejos dos franqueados. Esta prática foi fundamental para construirmos o modelo de franquia do Vininha, que visa facilitar o trabalho do franqueado e oferecer sempre produto de qualidade ao consumidor.’ explica o diretor de operações do Vininha, Edivan Trevizan.

A loja alcançou bons resultados logo nos primeiros meses e foi vendida para o primeiro franqueado do Vininha. No início de 2011 foram comercializadas outras cinco franquias da rede. Depois de viabilizar os primeiros empreendimentos em Curitiba e região metropolitana, a empresa vai expandir para Santa Catarina e para o interior do Paraná.

‘O sucesso das primeiras lojas impulsionou a expansão da rede. Foi importante validar o modelo de franquias em uma cidade exigente como Curitiba. Isso ajudou a criar um altíssimo padrão de qualidade e que será bem aceito pela cidades catarinenses (paranaenses – conforme midia). Trazemos uma nova opção de alimentacao para a região’, ressalta Trevizan.

Rodrigo acredita que o sucesso da rede é multifatorial, mas que a expansão da rede só foi possível porque a empresa cresceu de forma sustentavel. ‘Muito planejamento foi importante para construir a imagem e solidez da marca. O franqueado acredita muito na imagem da empresa e no plano de expansão da rede’, explica Miranda.

Em constante melhoria, o Vininha apostou na colaboração dos franqueados. ‘Pudemos aprimorar os processos e manuais de operação da rede ouvindo nossos primeiros franqueados. Esta prática, é mantida até hoje através do Pomar de Ideias da empresa em que todos os envolvidos com a franquia podem sugerir melhorias’.

A visão do franqueado

Daniel Sentone já era cliente do Vininha e escolheu a franquia da empresa para levar uma novidade a Campo Largo, cidade em que vive. ‘Sempre gostei do Vininha por ser um produto assado e saudável, com rápida entrega e todas as facilidades do Vininha. Queria o Vininha perto de casa!’ A loja de Campo Largo foi inaugurada no primeiro semestre do ano e agradou os moradores da região que podem ter acesso a inteligentes opções de alimentação na sua cidade.

Admirar o Vininha também ajudou a dupla de empresárias Mariza Sauner e Elaine Imbiriba a optar por uma franquia da marca. O Vininha Alto da Glória é gerenciado por duas empreendedoras que encontraram na rede de fast food um empreendimento inovador, com uma marca conhecida e um sistema inteligente de administração.

’É muito melhor trabalhar com uma marca forte e conhecida como a do Vininha. Uma marca alegre, que chama a atenção do público e se encaixa em todos os momentos e estilos de vida’, explica orgulhosa a franqueada Mariza Sauner algumas razões que a levaram a escolher a franquia do Vininha do Alto da Glória. Para Mariza, o diferencial do Vininha foi a proposta inovadora no ramo alimentício, com um processo dinâmico para conquistar os resultados.
No plano de expansão da empresas, cidades de Santa Catarina e do interior do Paraná estão na rota da rede. O próximo passo é comercializar as lojas de Joinville, Ponta Grossa, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Itajaí, Londrina, Florianópolis, Maringá, São José e Palhoça. Os interessados podem acessar o site vininha.com.br e obter mais informações sobre o processo de seleção das novas franquias ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?