Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Desafio do varejo: como manter qualidade em atendimento com a grande rotatividade no setor

Desafio do varejo: como manter qualidade em atendimento com a grande rotatividade no setor

Rede Amor aos Pedaços investe em treinamento e melhora performance

Desafio do varejo: como manter qualidade em atendimento com a grande rotatividade no setor
Sua Franquia Publicado em 13 de Setembro de 2011 às, 17h40. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Em pesquisa divulgada no mês de julho deste ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), o comércio varejista aparece com uma alta taxa de rotatividade de pessoal, também conhecido como turn over, ficando no geral com 4,7% em abril, em relação a março do mesmo ano. Os segmentos que apontaram as maiores taxas de rotatividade foram lojas de vestuários, tecidos e calçados (6,1%), supermercados – alimentos e bebidas (5,2%) e farmácias e perfumarias (5,0%). Neste cenário, como o empresário consegue manter o padrão de seu estabelecimento e uma equipe de atendimento ao público sempre bem treinada?

A Amor aos Pedaços, rede de doçarias com mais de 50 lojas espalhadas pelo país, tem no atendimento aos seus consumidores um dos pontos fortes para conquistar e fidelizar clientes. A marca, pioneira no sistema de franchising no Brasil, desenvolveu em 2011 um processo de treinamento in loco para minimizar os impactos da alta rotatividade. “Percebemos que algumas lojas estavam com dificuldade em lidar com esse problema que todo o setor do varejo enfrenta atualmente. Antes que esse processo refletisse em perda significativa de faturamento, desenvolvemos uma eficiente ferramenta de treinamento na loja, além do já realizado no ingresso à rede. Esse processo permite a manutenção do padrão de atendimento da Amor aos Pedaços, além de dar suporte e mais tranquilidade ao franqueado”, explica Silvana Marmonti, diretora comercial da doçaria.

Uma equipe de quatro treinadores, dois para o pessoal de cozinha e dois para atendimento em loja, foi destacada para dar andamento a esse processo. “Os nossos treinadores ficam em cada loja de três a cinco dias repassando os conceitos da marca. Da montagem dos bolos, até o padrão de serviço, é tudo reforçado, em todos os níveis. Além da qualidade, percebemos que a equipe fica mais motivada”, continua Silvana.

Desde a implantação desse treinamento, em janeiro de 2011, a direção da Amor aos Pedaços já conseguiu mensurar um aumento de faturamento médio em torno de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Como exemplo, a loja do shopping Plaza Sul, zona sul de São Paulo, apresentou uma expressiva melhora na motivação da equipe após passar pelo processo. Já, as unidades da Móoca e da Aclimação, também na capital paulista e pertencentes a um único franqueado, constataram um acréscimo de 15% e 22%, respectivamente, depois de terem suas equipes visitadas pelos treinadores.

Amor aos Pedaços

 Criada em 1982, a tradicional doçaria Amor aos Pedaços conta hoje com mais de 50 unidades. A rede é reconhecida pelo seu método artesanal de fabricação, que confere um sabor delicioso e único a cada um dos produtos criados.

REDE AMOR AOS PEDAÇOS:  www.amoraospedacos.com.br

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?