São paulo - A nova fronteira do setor de alimentação fora de casa em franquias é a abertura de lojas na Região Nordeste, além da adoção cada vez maior de cardápios diferenciados para driblar a concorrência. Este é o plano de 46 redes do segmento, afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e que ano passado lucraram R$ 9,2 bilhões e esperam, este ano, incremento acima de 18%.
"O Nordeste é a nova fronteira", observa o diretor da consultoria ECD, Enzo Donna. De acordo com ele, "16% das despesas com alimentação fora de casa estão lá, mas somente 10% das franquias atendem à região", ressalta. Os 10% equivalem a cerca de 480 unidades, que pertencem às redes pesquisadas pela ABF.
Para o dono da rede de cafeterias Rei do Mate João Batista Jr., que também é diretor da ABF, a participação no mercado nordestino deve crescer 7,8% em 2011, ultrapassando o nível de penetração constatado na Região Sul. Além disso, a questão dos cardápios chama a atenção.
"Como o consumidor está mudando, ele se dá ao luxo de provar coisas novas, isso leva a uma maior variedade nos restaurantes", analisa Batista Jr. De acordo com Donna, 70% das redes transformam seu próprio cardápio periodicamente.