Franquia carioca Zacks quer crescer no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília
Os anos 60 foram a temática escolhida para ambientar as lojas do restaurante e lanchonete Zacks. A ideia, conta um dos sócios, Paulo Maksoud, era reproduzir no Brasil o conceito de “casual dining”, modelo americano que mistura a praticidade e preços mais acessíveis do fast-food ao conforto e à qualidade dos grandes restaurantes. No cardápio, massas e grelhados, além dos hambúrgueres, carros-chefes da casa.
O restaurante foi criado em 2007 no Rio de Janeiro e, hoje, conta com quatro unidades na cidade, além de uma em Brasília. Três delas já foram feitas por meio do plano de expansão por franquias da rede, modelo desenvolvido pelos próprios sócios – dois casais com experiência na área de vendas e planejamento em grandes multinacionais. Um deles já fazia parte do ramo de restaurantes.
“Nosso plano é encerrar 2011 com 8 lojas e, em 2012, chegar a 15”, diz Maksoud. Para isso, algumas cidades mais distantes estão no mapa do Zacks, como Goiânia e mesmo Brasília, mas o foco principal, neste momento, é seguir crescendo principalmente no Sudeste, em locais como Belo Horizonte, interior de São Paulo e Rio de Janeiro.
No plano de expansão está incluso também o novo modelo que o Zacks está desenvolvendo para franquias: o express, voltado principalmente para praças de alimentação em shoppings e galerias. O modelo terá alterações no cardápio e tamanho menor – enquanto as lojas principais têm entre 150 m² e 250 m², as express terão por volta de 80 m2. A personalidade da loja, no entanto, é a mesma. Isso inclui não só a decoração temática como também uma lista de músicas e programas de TV que são exibidos em todas as lojas. Todos, é claro, dos anos 60.
“Temos uma playlist de 300 músicas que foram sucesso na época, além de DVDs com vários horas de desenhos, séries e shows, e isso é entregue a todas as lojas para integrar o ambiente”, conta Maksoud. Na lista, alguns clássicos como A Feiticeira, Os Jetsons, Gato Félix e Viagem ao Fundo do Mar.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios