A rede Big X Picanha vem alcançando resultados expressivos em sua expansão, transformando o conceito de franquia em uma vantajosa oportunidade de negócios.
Com 11 anos de experiência no setor de Alimentação, a marca assegura a transmissão eficiente do know-how comercial, e capacidade técnica-operacional de estruturação de sistemas de gestão. Fornecendo aos franqueados uma estrutura sólida, voltada ao desenvolvimento constante, com o intuito de garantir e ampliar o investimento na marca proporcionando maior segurança ao franqueado.
A rede ampliou de forma surpreendente no período de 2010 a 2011, alcançando o crescimento de 100% de unidades. O foco principal na expansão foi preservar o conceito da marca. Isso foi possível através estruturação administrativa focada no “Business Format Franchis”(Franquias de “Formato de Negócio”), que assegurou a qualidade de seus produtos e padronização dos procedimentos.
Para assegurar a eficiência de todas as franquias, foi ampliado significativamente o administrativo, intensificando o treinamento, qualificação e fidelização de mão de obra, em busca constante pela qualidade em atendimento.
O planejamento de marketing ficou mais agressivo e contemporâneo, aumentando a exposição da marca de forma qualitativa e quantitativa, através de ações que envolvem o aumento de publicidade, participações constantes em feiras do segmento, mídia espontânea, e parcerias significativas.
Sustentabilidade
A rede Big X Picanha faz parte do programa Franchising de Baixo Carbono da AFRAS, iniciativa pioneira no setor de franquias, em todo o mundo. O selo representado por uma árvore, informa que as lojas da Henrique Schaumann, Dumont Villares e dos Shoppings Bourbon, Center Norte e Tamboré monitora e desenvolve ações para reduzir a emissão e compensação de GEE (Gases de efeito estufa) na operação das unidades, e também realiza o plantio de árvores nativas para recuperação das margens ciliares na Bacia do Xingu (Projeto Y Ikatu Xingu).
Esta ação representa o compromisso da empresa com o meio ambiente e será estendida à todas as unidades da rede.
Novo conceito em lojas de rua
A marca inova seu conceito e apresentação. As novas lojas estão sendo desenvolvidas com layout moderno e contemporâneo, com estudo de iluminação e ambientação, visando o maior conforto dos clientes.
A loja matriz, na Henrique Schaumann, em reforma, será reinaugurada dentro do novo perfil da rede, junto com as novidades no cardápio.
O cardápio será ampliado, além das vinte opções de lanches tradicionais da marca, serão incluídos pratos quentes, grelhados, saladas, e petiscos bem elaborados, disponiveis na rede a partir de julho/2011.
Números
Atualmente a rede Big X Picanha possui 23 lojas, com previsão de fechar 2011 com 45 lojas. Na grande São Paulo serão abertas mais seis lojas, e estão em fase de implementação unidades nas regiões de Caraguá, Sorocaba, Belém, Brasília, Recife, e Tietê, entre outras em fase de negociação.
O faturamento de 2011 chegou ao número de 30 milhões, a previsão para 2012 decorrente a expansão nacional será de R$ 60 milhões. A rede possui 350 funcionários , e pretende contratar mais 200 em 2012.
Diferencial
A marca trabalha com carnes nobres, principalmente a picanha, paixão do brasileiro. Não enfrenta uma concorrência direta e tem grande potencial de crescimento em qualquer mercado do país.