Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Yoguland aposta no modelo store-in-store

Yoguland aposta no modelo store-in-store

Franquia store-in-store começa a se popularizar no mercado brasileiro

Yoguland aposta no modelo store-in-store
Sua Franquia Publicado em 09 de Maio de 2011 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Sucesso nos EUA e Europa desde os anos 90, o modelo de franquia store-in-store (literalmente loja na loja) começa a se popularizar no mercado brasileiro. Com o conceito de loja funcionando dentro de uma loja, este modelo traz benefícios tanto para grandes redes, quanto para os pequenos empresários que têm como principal objetivo unir forças para potencializar vendas e tornar mais rápido o retorno do investimento.

Neste formato é possível unir lojas de segmentos diferentes que agreguem valor entre si, em um mesmo estabelecimento, como uma cafeteria dentro de uma livraria ou uma loja de departamentos, ou uma loja de sobremesas em um restaurante. Entre as principais vantagens estão a diminuição de custos como aluguel, condomínio, água e luz, aliada à possibilidade do alcance de públicos diferenciados.

A Yoguland, uma das mais promissoras redes de frozen yogurt do Brasil, já investe neste modelo desde 2009. Com aproximadamente dois anos de mercado e mais de 31 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca possui cinco lojas em pleno funcionamento neste formato e mais quatro que devem ser abertas ainda este ano.

A primeira loja da Yoguland no formado Stone-in-Store foi inaugurada em parceria com o franqueado Subway, em Sorocaba, interior de São Paulo. Mais recentemente, em Brasília (DF), o empresário Rodrigo Bindes, proprietário do Grupo Bindes, investiu mais de R$ 500.000,00 neste tipo de empreendimento, inaugurando a sua segunda franquia da Yoguland, dentro de uma loja Subway. O empreendimento gera atualmente 16 empregos diretos na cidade.

“Estamos bem animados com esta inauguração. A parceria já é um sucesso em outras cidades e, por isso, acreditamos que o retorno será obtido em menos de 20 meses. A Yoguland me deu um suporte total desde o primeiro contato e também porque a marca já havia tido sucesso numa loja com o mesmo conceito desta”, comenta o empresário.

Rafael Soares, sócio-diretor da Yoguland, explica que, graças à parceria de sucesso com a Subway, a marca está sempre aberta a novas negociações. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse formato de negócio e expandir a abrangência para diversas partes do Brasil, já que diminui custos para o investidor e a rentabilidade pode ser maior em relação a outros tipos de investimento”, declara.

Vale lembrar que para se ter sucesso é importante que os dois negócios envolvidos na transação, sejam complementares, com objetivos e público-alvo em comum. Além disso, é necessário um estudo de viabilidade econômica e financeira para evitar futuros problemas. Uma boa estratégia de marketing também é fundamental para potencializar os resultados de ações como anúncios e promoções. “No caso da Yoguland, a cada inauguração, utilizamos outdoors que seguem os mesmos conceitos das lojas, além de divulgações locais em mídias especializadas como jornais, revistas e sites. Isso comunica, de maneira eficiente, os consumidores e desperta interesse no consumo”, destaca Rafael Soares.

Dicas para uma franquia Store-in-store de sucesso:
- Os parceiros no negócio devem estabelecer regras claras e evitar contratos que beneficiem apenas uma das partes;
- O formato e o tamanho do estabelecimento devem ser planejados para serem compatíveis com os objetivos do negócio;
- É importante que haja sinergia e complementariedade entre os sócios;
- Os sócios devem sempre manter uma boa parceria que contemple ganhos para ambos os lados.

Sobre a Yoguland
A Yoguland fechou 2010 com faturamento de R$ 8 milhões. Atualmente, a marca conta com mais de 30 lojas em operação e a expectativa para 2011 é de mais 100 lojas, entre abertas e negociadas até o final do ano.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?