De acordo com o portal NEC Network, o crescimento do mercado de chope cresceu 22% nos últimos três anos. Para pertencer a essa fatia do mercado, é necessário preparação e habilidade. Esta é a proposta do Chopp Time, criado em Ribeirão Preto pelo empresário José Cícero Almeida.
Pensando em unir o melhor chope a um sofisticado cardápio à la carte – inspirado em uma famosa choperia da época –, nasceu, em 1999, a primeira unidade Chopp Time, localizada em um grande centro de compras ribeirão-pretano.
Um ano depois, o negócio começou a gerar frutos, e, em 2003, com seis unidades espalhadas pelo interior paulista, ingressou na Associação Brasileira de Franquias. A rede, então, se expandiu, consagrando o empreendimento como pioneiro, no sistema de franchising, com o foco voltado para a venda de chope.
Atualmente, a rede possui 25 franquias, em oito Estados brasileiros, e capacita o franqueado desde a prospecção do ponto até o setor operacional, oferecendo treinamento qualificado para que o atendimento seja excelente em qualquer localidade do país.
“O segredo de qualquer negócio é focar e perseguir os objetivos. Para que a boa reputação da nossa cadeia seja mantida investimos, sobretudo, em recursos humanos, a fim de perseverar o nosso padrão de excelência”, diz Almeida.
É justamente essa preservação de qualidade que faz com que alguns investidores optem por mais de uma franquia. “Decidimos investir na segunda casa da rede porque o retorno é vantajoso e obtemos todo o respaldo necessário para a viabilidade do negócio”, conta Renner Marques Silva, sócio-proprietário de um quiosque e uma unidade street.
O Chopp Time ainda estuda a possibilidade de levar a marca para fora do país. “Nós já temos solicitações para exportar a rede em países como Espanha, Itália, Portugal e Estados Unidos, em Miami, onde residem muitos brasileiros. Já fomos procurados e assim que nossa estrutura interna estiver preparada, alçaremos esses voos internacionais”, informa Almeida.
A abrangência do público que o Chopp Time atinge é outro fator estratégico na hora de investir e comprovar o respeito que a rede tem com o cliente.
“O que nos surpreende muito é que a maioria das nossas casas é frequentada por famílias compostas por crianças, jovens, adultos e idosos. Nosso cardápio atende a todos esses exigentes clientes”, comenta Almeida.