Por se tratar de uma rede de alimentação, uma das maiores preocupações da Espetíssimo é com a qualidade e a higiene com que seus produtos são vendidos. A empresa comercializa os espetos da marca Churrasquinho Jundiaí em seus quiosques, quentinhos e prontos para consumir. Para garantir a qualidade dos produtos, estes são mantidos congelados até a hora em que vão para o forno, para serem assados. “O franqueado já recebe o produto prontinho, precisando apenas retirá-lo do freezer e colocá-lo no forno especial. O fato de ele não descongelar nunca o produto evita que o sangue escorra e atraia insetos e roedores, por exemplo”, comenta Paoletti.
Esse controle de qualidade é justamente um dos quesitos observados pela consultoria de campo, que visita cada loja quinzenalmente. O consultor avalia como o serviço está sendo prestado, examinando itens como limpeza, estado de manutenção dos equipamentos, como freezer e fogão, o atendimento dos clientes pelos funcionários, uniformes e principalmente, a qualidade dos espetos. É preciso garantir que estes estão cozidos no ponto certo, sem serem servidos frios, crus ou passados do ponto.
Durante a visita, é preenchido um relatório e são tiradas fotos de eventuais problemas existentes, que posteriormente são enviados para o franqueado e arquivados na sede da empresa. “Os franqueados são avisados dos problemas detectados e orientados sobre as mudanças que devem ser feitas”, conta Paoletti. “Normalmente, quando o supervisor volta para a nova visita após 15 dias, as mudanças já foram efetuadas”. Com a consultoria de campo sempre presente, apesar da carne ser um produto de fácil deterioração e contaminação, este não é um problema enfrentado pela rede.
A Consultoria de Campo da Espetíssimo também desenvolve outras tarefas, além da supervisão alimentar. Novos treinamentos, auxílio em campanhas de Marketing local, verificação da gestão do negócio e planejamentos fazem parte da antenada equipe. “Já ouvi dizer que as redes não oferecem consultoria de campo quinzenalmente, mas aqui funciona assim e está dando bons resultados. Esperamos que a rede cresça de maneira bem estruturada para podermos ampliar os serviços aos franqueados, em nome de um bem comum”, finaliza o sócio-diretor.
A Espetíssimo
Quem não gosta de um espetinho, seja de carne (bovina, suína ou de frango), pão de alho ou queijo? Trata-se de uma comida rápida e saudável, que pode ser degustada em qualquer lugar. Essa é a ideia da franquia Espetíssimo, que com poucos meses de operação em quiosques e pequenas lojas encontrou seu espaço, num nicho sem concorrência. Afinal, até então, consumiam-se espetos na rua, em questionáveis condições de higiene – para dizer o mínimo.
A ideia da marca surgiu em concordância com sua principal fornecedora, a Churrasquinho Jundiaí, que comercializa espetos diversos congelados. “Os supermercados são os principais clientes do produto, e seu público começava a pedir espetinhos para serem consumidos na hora. Assim, decidimos criar a Espetíssimo, um quiosque que oferece os produtos da Churrasquinho Jundiaí prontos para o consumo no local”, conta Felipe Paoletti, sócio-diretor da empresa.
O empresário atribui o rápido sucesso ao próprio produto, apreciado por pessoas de todas as classes. “Com pouco tempo e dinheiro, é o público das classes B e C que mais consome espetinhos”, garante. Preocupação com higiene e preço acessível são outros fatores que destacam a Espetíssimo. “Nossos produtos são fornecidos congelados, e mantidos na refrigeração adequada até ser assados na hora do consumo, em máquina com total higiene, sem fumaça ou mau cheiro”, detalha.