A maior rede de frozen yogurt do país – Yogoberry, presente em 13 estados brasileiros se prepara para alcançar a meta de 100 franquias até o final de abril. Só no mês de fevereiro e maço estão previstas as inaugurações de mais de 10 unidades. Consolidada como a maior marca no segmento, a Yogoberry, já levou o seu conceito de vida leve e saudável para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Bahia. Atualmente, a marca conta com 85 lojas, sendo duas próprias.
Para manter seu pioneirismo no mercado, a rede aposta em duas estratégias, o rodízio de novos sabores do iogurte congelado, onde todo mês o cliente é surpreendido com uma nova e ousada versão do frozen. No escritório central da empresa, localizado na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro - são testados todos os lançamentos, ao todo são 48 tipos guardados a sete chaves. No mês de fevereiro fica em cartaz o iogurte congelado no sabor de tangerina com gengibre.
Segundo Marcelo Bae, diretor administrativo da rede, a ideia é criar sempre uma boa expectativa no cliente. Assim, ampliamos o nosso cardápio, mas sem cair na mesmice. As próximas versões passam por testes minuciosos, feitos no escritório central da empresa. Esse novo espaço também é destinado a treinamento de funcionários e, também, funciona como um Centro de logística – de onde é programado e monitorado toda a distribuição da matéria prima Yogoberry para as franquias.
“O fator importante em que se sustenta a franquia Yogoberry é a força da sua marca, a sua reputação junto aos seus consumidores e aos diversos fornecedores, o que possibilita o fornecimento em condições mais vantajosas” – comenta Bae.
Para chegar a formula que conquistou o gosto dos brasileiros, foram necessários 18 meses de pesquisas e experimentações feitas cuidadosamente pelas sócias Un Ae Hong e Jong Ae Hong, nutricionista da marca. Atualmente, a rede Yogorberry é referencia no segmento pela sua alta qualidade no produto, atendimento e sucesso no setor de franquia.
Cada etapa para a construção da marca/conceito Yogoberry foi idealizado pela sócia Un Ae, que em 2006 já vislumbrava o frozen yogurt como um mercado de sucesso no Brasil. “Queria transformar a Yogoberry em um estilo de vida, por isso busquei materiais: cor, layout e design que passassem a ideia de bem-estar, refrescância e sofisticação, simultaneamente” – declara Un Ae.
Formatação de Franquia
A Franquia da Yogoberry foi formatada nos mais modernos conceitos de padronização e acompanhamento (business format franchising). Com área mínima de 30 m2 e oito funcionários , a franquia requer um investimento inicial de R$ 350 mil (fora o ponto comercial). Neste valor está incluído gastos com as instalações, equipamentos e despesas pré-operacionais. A taxa de franquia é de R$ 80 a 120 mil, dependendo do tamanho da loja. A taxa de publicidade é de 1% sobre o faturamento bruto da unidade franqueada. É importante ressaltar que o valor arrecadado com a taxa de publicidade é destinado à formação de um fundo de marketing para divulgação institucional e local da marca Yogoberry. O retorno deste investimento acontece de 18 a 24 meses. A franquia da marca está dimensionada para atender a uma média de mil clientes por dia. Após o início da atividade, cada franqueado contará com a supervisão periódica de campo, apoio na gestão empresarial, ações de marketing e todo o suporte da consultoria do franchising.