O Ano de 2010 foi marcante para a Água Doce, rede com mais de 100 restaurantes em todo o país, especializada em comidas e bebidas que representam bem os sabores do Brasil. No ano em que completou 20 anos de sucesso empresarial, a rede iniciou o reposicionamento de sua marca, recebeu prêmios, colaborou socialmente com importantes projetos e conquistou um aumento de 15% em seu faturamento. Confira os destaques de 2010 e as perspectivas da empresa para 2011:
Premiações
A Água Doce recebeu pelo quinto ano consecutivo o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising, concedido às franqueadoras que praticam o franchising dentro de normas criadas pelo setor. O presidente da Água Doce, Delfino Golfeto, considerado o ‘Embaixador da Cachaça no Brasil’, também foi eleito presidente do Comitê de Ética da ABF.
Outros prêmios recebidos durante o ano de 2010 merecem destaque, como o Selo RAC, da Real Academia de Chopp, oferecido pela AMBEV a grande parte das unidades da rede. Alguns restaurantes também se destacaram individualmente: a unidade da Av. Portugal, em Ribeirão Preto, recebeu o prêmio Design 2010 e a unidade de Piracicaba foi eleita como um dos cases de sucesso empresarial pela ABF.
Reposicionamento da marca
Algumas mudanças na rede adotadas em 2010 contribuíram, e muito, para a modernização da marca: a Água Doce passou a utilizar um novo slogan “Sabores do Brasil” e a logomarca sofreu uma leve alteração, com sua elipse ganhando as cores azul e verde. Além disso, todos os uniformes, toalhas de mesa e louças de todas as unidades foram mudados. Houve também a incorporação de novas opções no cardápio: foram criados combos kids, combinação de pratos infantis e sucos, atendendo a uma demanda identificada junto aos clientes da rede.
O objetivo do reposicionamento é modernizar a marca e mostrar a verdadeira vocação da Água Doce: ser a maior rede de restaurantes especializada em Sabores do Brasil. Para concretizar esse objetivo, foram inauguradas mais seis casas: em Santa Maria (RS), Umuarama (PR), Pouso Alegre (MG) e três no Estado de São Paulo: em Marília, São João da Boa Vista e uma no shopping de Itapeva. Outras unidades passaram por uma repaginação, já incorporando os itens que iniciaram o reposicionamento da marca, sempre buscando conquistar novos clientes.
Internamente, a Água Doce investiu em seu quadro de colaboradores. A ação de maior destaque foi a realização do segundo concurso “Mestre Cuca”, no qual os funcionários Água Doce dão sugestões de novos pratos e os escolhidos entram a cada quatro meses nos cardápios de sugestões da casa. Os dois pratos lançados no primeiro bimestre foram a Tilápia Crocante (filés de tilápia empanados, molho branco e batata palha, acompanha arroz, molho picante, pimenta e limão), receita elaborada pela unidade de Lençóis Paulista/SP, e a Salada Mineira (alface, couve, tomate, palmito, alho frito, bacon, e azeitonas verdes), da Água Doce de Dracena (SP).
Como resultado de todas essas mudanças e investimentos, a empresa conseguiu um crescimento do faturamento de 15% em relação a 2009. Individualmente, os franqueados também apresentaram um bom crescimento, sendo que a rede irá focar em algumas unidades para que aumentem ainda mais seus faturamentos, onde a região for propícia para isso.
Contribuição social
Uma ação da rede que merece destaque foi a doação de R$ 150 mil para o projeto Teleton, promovido pelo SBT, com o objetivo de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Individualmente, os restaurantes desenvolveram jantares beneficentes e muitos eventos de cunho social.
Perspectivas 2011
Nesse ano que se inicia, a Água Doce pretende continuar com seu projeto de repaginação das unidades da rede, assim como inaugurar novos restaurantes.
Alguns já estão programados para iniciar as atividades: Rondonópolis, Juiz de Fora, Barueri, Campinas e a terceira unidade de Ribeirão Preto. A meta é chegar a 110 unidades até o final de 2011. Para tanto, a Água Doce participará de feiras e eventos do setor. Já está confirmada a participação da empresa na ABF Franchising Expo 2011, maior feira de franquias do Brasil.
O concurso Mestre Cuca terá sua terceira versão em 2011 e a rede já está empenhada em participar do Teleton. Um cartão fidelidade também consta nos planos da Água Doce, que tem clientes fiéis que merecem essa distinção. E, em relação aos investimentos, a franqueadora capacitará os profissionais internos, empregará recursos em propagandas em TV e revistas, e numa nova estruturação do site, além de propagandas no site da ABF.
Sobre a Água Doce
Nos mais de 100 restaurantes da rede Água Doce – presentes em nove estados e no Distrito Federal – os clientes podem degustar delícias com os sabores do Brasil, sempre servidas em fartas porções e acompanhadas de diversas opções de bebidas com ou sem álcool.
Dentre as comidas, são destaque o Arroz Carreteiro, Tutu à Mineira, Feijão Tropeiro e a Família Escondidinho, formada pelo Amontoadinho (camarão coberto com purê de mandioca e requeijão); Arrumadinho (frango coberto com purê de mandioca e requeijão); Escondidinho (carne de sol coberta com purê de mandioca e requeijão); e Portuguesinho (bacalhau coberto com purê de mandioca e requeijão). Caldos, frios, iscas de carne, peixe e frango, bolinhos diversos e as tradicionais batata frita, polenta e mandioca também fazem parte do cardápio.
Em se tratando de cachaças, a Água Doce oferece especialidades de diversos locais do Brasil, dando ênfase às melhores do País. Há, ainda, mais de noventa tipos de coquetéis com ou sem álcool.