A rede MegaMatte não para de ampliar sua atuação no setor de alimentos brasileiro. Inaugurada em 1994, desde então, suas operações vêm despertando interesse de empreendedores decididos a abrirem um negócio próprio no setor de alimentação. Atualmente com 76 lojas no Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) e uma unidade na Bahia, o diferencial da rede está na venda do mate 100% natural produzido com erva-mate orgânica, sendo a única neste segmento que não usa xarope na composição do seu principal produto.
E os números da rede confirmam o sucesso da marca. Em 2010 a MegaMatte alcançou a meta desejada, com 100 contratos assinados e reserva de espaços no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Foram abertas 24 lojas o que resulta no crescimento de 44% no número de lojas comparado com 2009. Já o faturamento aumentou em 42% em relação a 2009 e nenhuma loja foi fechada. A MegaMatte está presente em unidade localizadas em ruas e shoppings centers.
Para 2011 o planejamento de crescimento não é diferente. No mês de Janeiro foi inaugurada a loja de número 76, no Shopping São Gonçalo e ainda tem cinco lojas em obra com previsão de inauguração para o primeiro trimestre deste ano. A expectativa é terminar 2011 com 130 contratos de franquias assinados e 100 unidades em operação.
Mas não só de números que a empresa sobrevive. A MegaMatte também investe no treinamento de seus funcionários e é referência no franchising em responsabilidade socioambiental, na criação de produtos que atendem aos anseios dos clientes, bem como no desenvolvimento de modelos de lojas que vão ao encontro das necessidades de seus futuros franqueados.
Em 2010 foi lançado um novo modelo de loja, a compacta, que se adéqua ao empreendedor que desejava ingressar no sistema de franquias optando por um investimento menor e em unidades que pudessem se adequar a lugares de espaço reduzidos. A franquia compacta requer espaço físico entre 45m² e 55m² e investimento de 185 mil, enquanto o formato master exige espaço mínimo de 60m² e investimento de R$ 250 mil. Já os modelos tipo quiosques necessitam de 16m² e custam R$ 120 mil. Atualmente a rede conta com três lojas neste modelo (Duque de Caxias, Freguesia e São Gonçalo) no Rio de Janeiro.
Para os clientes, a MegaMatte colocou a venda pão de queijo, pão de queijo de soja e broinhas de milho congelados para serem feitos em casa. Os produtos, chamados “megacongelados” estão à venda em todas as 75 lojas em embalagens. O produto amplia o cardápio da casa que já conta com opções como salada de frutas, açaí, pastel integral, sanduíche natural, entre outros itens saudáveis. O objetivo da rede é oferecer uma alimentação rápida, porém balanceada e natural.
Na área socioambiental, veio a adesão ao Comércio Justo e Solidário, modelo e negócio europeu que preconiza transações econômicas transparentes entre fornecedor e franquia. A MegaMatte também substituiu os antigos os copos de plástico por copos de papel proveniente de reflorestamento. Ações como essas renderam a empresa diversas premiações. Agora a franqueadora está inserida no Programa Franchising de baixo Carbono promovido pela Associação Franquia Sustentável (AFRAS-ABF) por meio da parceria com a fábrica Ethica Brasil e o Instituto Socioambiental. A rede agora busca incluir em seu funcionamento mecanismos para contabilizar, reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs). Cerca de cinco unidades franqueadas devem participar do programa para, juntas, inventariarem as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos.