Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Setor de franquias gera 338 mil empregos no Rio de Janeiro

Setor de franquias gera 338 mil empregos no Rio de Janeiro

RJ possui 294 franqueadoras e 30.807 franqueados nos mais diversos setores

Setor de franquias gera 338 mil empregos no Rio de Janeiro
Sua Franquia Publicado em 19 de Outubro de 2010 às, 20h56. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O setor de franquias obteve um crescimento de 10% a mais no número de unidades abertas no Rio de Janeiro na comparação entre 2009 e 2010. Atualmente o Estado possui 294 empresas franqueadoras e 30.807 franqueados nos mais diversos setores. O Rio também conquistou uma das melhores posições como gerador de empregos neste sistema. Até agosto deste ano foram abertas 338 mil vagas de trabalho diretos, número 4,7% em relação ao ano passado.

Segundo informações da ABF-Rio (Associação Brasileira do Franchising seccional Rio de Janeiro), o franchising tende a alavancar ainda mais as oportunidades de emprego na cidade. Feiras de negócios como a Rio Franchising Business 2010, colocam o Estado em evidência para a abertura de mais franquias. Ainda de acordo com a ABF-Rio, setor foi responsável por mais de 1,5 milhão de vagas de emprego diretos e quase dois milhões indiretos em 2009. A estimativa que de que sejam abertos ainda 15 mil postos de trabalho até o final deste ano.
 
“O Rio de Janeiro é o segundo centro de franquias no Brasil. Os olhos dos empresários estão voltados para a cidade por conta da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada. Certamente essa demanda por mão de obra vai aumentar por conta da abertura de novas unidades franqueadas”, analisa o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta.

O setor de franquias de alimentação continua com forte expansão sendo um dos que contribuem para aumentar o número de empregos no  Rio de Janeiro. Exemplo de colaboração na geração de empregos no setor, a rede de lanchonetes MegaMatte, está com 50 vagas abertas para suas lojas no Rio. Ao todo, foram contratos 100 funcionários em 2010, contra 48 contratações em 2009.

A rede ampliou seu plano de contratação de funcionários e acaba de abrir 50 novas postos de trabalho para sua unidades no Botafogo, Copacabana e São Gonçalo para os cargos de suqueiro (10), forneiro (10), operador de caixa (10) e balconista (20). Com 69 unidades em funcionamento e prevê chegar a franquia de número 100 até dezembro deste ano.

“A MegaMatte se utiliza do tripé excelência em atendimento, qualidade dos produtos e preço justo para fidelização dos nossos clientes. Combinamos uma boa equipe ao trabalho focado e organizado. Priorizamos a contratação de profissionais certos e interessados no negócio da empresa. O conceito de atuação no mercado baseado no Comércio Justo e Solidário está inserido na MegaMatte. Mantemos uma relação de parceria com franqueados, colaboradores, clientes e fornecedores”, define a diretora executiva da rede, Fátima Rocha.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?