O setor de franquias obteve um crescimento de 10% a mais no número de unidades abertas no Rio de Janeiro na comparação entre 2009 e 2010. Atualmente o Estado possui 294 empresas franqueadoras e 30.807 franqueados nos mais diversos setores. O Rio também conquistou uma das melhores posições como gerador de empregos neste sistema. Até agosto deste ano foram abertas 338 mil vagas de trabalho diretos, número 4,7% em relação ao ano passado.
Segundo informações da ABF-Rio (Associação Brasileira do Franchising seccional Rio de Janeiro), o franchising tende a alavancar ainda mais as oportunidades de emprego na cidade. Feiras de negócios como a Rio Franchising Business 2010, colocam o Estado em evidência para a abertura de mais franquias. Ainda de acordo com a ABF-Rio, setor foi responsável por mais de 1,5 milhão de vagas de emprego diretos e quase dois milhões indiretos em 2009. A estimativa que de que sejam abertos ainda 15 mil postos de trabalho até o final deste ano.
“O Rio de Janeiro é o segundo centro de franquias no Brasil. Os olhos dos empresários estão voltados para a cidade por conta da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada. Certamente essa demanda por mão de obra vai aumentar por conta da abertura de novas unidades franqueadas”, analisa o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta.
O setor de franquias de alimentação continua com forte expansão sendo um dos que contribuem para aumentar o número de empregos no Rio de Janeiro. Exemplo de colaboração na geração de empregos no setor, a rede de lanchonetes MegaMatte, está com 50 vagas abertas para suas lojas no Rio. Ao todo, foram contratos 100 funcionários em 2010, contra 48 contratações em 2009.
A rede ampliou seu plano de contratação de funcionários e acaba de abrir 50 novas postos de trabalho para sua unidades no Botafogo, Copacabana e São Gonçalo para os cargos de suqueiro (10), forneiro (10), operador de caixa (10) e balconista (20). Com 69 unidades em funcionamento e prevê chegar a franquia de número 100 até dezembro deste ano.
“A MegaMatte se utiliza do tripé excelência em atendimento, qualidade dos produtos e preço justo para fidelização dos nossos clientes. Combinamos uma boa equipe ao trabalho focado e organizado. Priorizamos a contratação de profissionais certos e interessados no negócio da empresa. O conceito de atuação no mercado baseado no Comércio Justo e Solidário está inserido na MegaMatte. Mantemos uma relação de parceria com franqueados, colaboradores, clientes e fornecedores”, define a diretora executiva da rede, Fátima Rocha.