Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Yogoberry acertou ao apostar em um novo mercado no Brasil

Yogoberry acertou ao apostar em um novo mercado no Brasil

A empresa, que surgiu em 2007 e vende apenas frozen yogurt, tem 36 lojas

Yogoberry acertou ao apostar em um novo mercado no Brasil
Sua Franquia Publicado em 31 de Maio de 2010 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Gelado, natural e azedinho. Foi nesta fórmula que as irmãs Un Ae Hong e Jong Ae Hong apostaram para criar um novo meio de ganhar a vida. Funcionária da Varig em Los Angeles, Un Ae ficou sem emprego quando a empresa fechou. Na volta para o Brasil resolveu trazer na bagagem o conceito do frozen yogurt e criar a Yogoberry. "Achamos que tem tudo a ver com o clima daqui", diz Un Ae Hong.

Febre nos Estados Unidos e na Europa, a sobremesa, feita à base de leite e sem nenhuma gordura, tem 80 calorias na porção de 100 gramas. Para Un Ae Hong, essa é a razão do sucesso da empresa. "Foi o conceito saúde que pegou o gosto do pessoal. O sorvete foi substituído por um produto mais saudável e saboroso", conta.

Depois de mais de um ano de pesquisas para avaliar o mercado e o público, a Yogoberry surgiu em Ipanema, no Rio de Janeiro, em 2007. Jong Ae Hong aproveitou a formação de nutricionista para adaptar a fórmula do iogurte congelado ao paladar brasileiro. Depois de apenas dois meses, as sócias se surpreenderam com a fila de consumidores na porta da loja. "A gente ficou com medo, com muitas dúvidas sobre o negócio, mas mesmo assim apostou e a partir do segundo mês já percebemos o retorno. Os clientes começaram a pedir pelo nome da marca: Yogoberry virou sinônimo de frozen yogurt", revela.

A empresa foi pioneira ao montar um negócio que vendia apenas o iogurte congelado e consolidou-se no Rio de Janeiro bastante rápido. Com investimento inicial de 500 mil reais,as duas lojas próprias, em Ipanema e no BarraShopping, tiveram um faturamento de dois milhões de reais, em 2009. "A gente acha que esse produto foi um pouco de sorte também. Eu perdi o emprego depois de quase 30 anos em uma empresa e isso caiu do céu", revela.

Foi uma questão de tempo para que os concorrentes, alguns com marcas e conceitos bastante semelhantes, começassem a surgir. Por isso, em 2008, as sócias resolveram franquear a marca. "Ficamos quase um ano crescendo sozinhas antes de abrir para franquias", explica Un Ae.

Em pouco mais de um ano, a Yogoberry cresceu em progressão geométrica. Hoje conta com 36 lojas, sendo duas próprias e 34 franquias, espalhadas por Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Recife. Em breve a marca deve chegar à Bahia e ao Ceará. "Nós continuamos recebendo muitos pedidos de franquia, até para fora do país, como na América latina e na Europa", conta Un Ae. O investimento inicial para ser um franqueado é de 350 mil reais e o retorno deve acontecer entre 18 e 24 meses. Estima-se que cada loja atenda mil clientes por dia e fature até 70 mil reais por mês.

Fonte: Portal Exame

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?