A Subway – segunda maior rede de fast-food do mundo em número de unidades – chega a 400 restaurantes abertos no Brasil e em apenas oito anos de atuação no país já é a terceira maior rede de fast-food em número de unidades no território nacional.
A rede segue em expansão e tem como meta abrir mais 100 restaurantes até o fim deste ano, totalizando 500 lojas no Brasil para até 2014, se tornar a maior do país. Desde 2002, quando retomou a operação em âmbito nacional, até 2009 quando finalizou o ano com 365 unidades a Subway aumentou em quase 200 vezes o total de lojas, inaugurando 363 restaurantes.
Evolução de aberturas Subway no Brasil
2002 - 2 restaurantes
2003 - 4 restaurantes
2004 - 12 restaurantes
2005 - 25 restaurantes
2006 - 75 restaurantes
2007 - 120 restaurantes
2008 - 215 restaurantes
2009 - 365 restaurantes
2010- 500 restaurantes (projeção)
Roberta Damasceno Gerente de Operações da Subway no Brasil, explica a que se devem estes dados positivos e as projeções de crescimento que a rede faz para o país, “O Brasil se tornou um dos mercados mais importantes para a rede devido ao grande potencial de expansão, para o modelo de negócios da rede, que conta com produto que tem ampla aceitação num país com tanta diversidade com suporte e assistência permanente aos franqueados. A Subway comemora estes resultados e devolve para seus consumidores este reconhecimento, por meio de ações promocionais e de marketing que possibilitam maior conhecimento do cardápio, das unidades e do gestão da rede no país”.
Para facilitar a expansão, o Brasil foi divido em territórios e conta com Agentes de Desenvolvimento, profissionais responsáveis pelas aberturas de lojas com acompanhamento de todo o processo e prospecção de novos franqueados no país. As regiões Norte e Nordeste são atendidas por Frederico Lanat Pereira, o Centro Oeste, por Fábio Marques Júnior, o Rio Grande do Sul, por Milton Costa, o Rio de Janeiro, por Max Lemos, Minas Gerais e Espírito Santo, por Luis Filipe Ribeiro, Paraná, Santa Catarina, Interior de São Paulo e Litoral, por João Augusto Fugiwara, Zonas Sul e Oeste de São Paulo, por Laercio Torres e ABC, zonas leste, norte e Guarulhos por Jaderson Lima.