Já presente nas praças de alimentação de dois shoppings da capital paulista e um em Santos, a ‘Viva!’ está iniciando o modelo de franquias. Atualmente, a empresa de fast food saudável tem apenas unidades próprias, mas a expansão deve ser mais veloz e estruturada com o sistema de franquias.
Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Viva! foi criada em novembro de 2008 com vistas no mercado de comida saudável, aliando essa característica à rapidez do fast food. “Nossas lojas atraem um público preocupado com a saúde que antes não tinha opção”, diz Luís Yamanishi, sócio-diretor da Viva!. Ele afirma que as lojas têm boa aceitação do público, e nisso se baseou o plano de expansão em franquias.
Hoje a rede está concentrada no estado de São Paulo, prioridade de crescimento, mas cidades de outros estados com mais de 500 mil habitantes e com alto potencial de consumo também estão nos planos de crescimento da empresa. Até 2011, Yamanishi espera ter 15 lojas distribuídas pelo país. A primeira loja franqueada deve ser aberta no segundo semestre deste ano.
Ainda neste mês deve ser inaugurada a quarta unidade própria no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Para as franquias, a empresa projeta um faturamento médio mensal de R$ 90 mil, e prazo médio de retorno do investimento de 3 anos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios