Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Chocolates Xôk’s conquista o gosto dos gaúchos

Chocolates Xôk’s conquista o gosto dos gaúchos

Com a expansão, os chocolates Xôk’s foram se tornando cada vez mais conhecidos.

Chocolates Xôk’s conquista o gosto dos gaúchos
Sua Franquia Publicado em 10 de Março de 2010 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   


A Xôk’s é uma empresa familiar, que nasceu bem pequena, em 1984, na cidade de Marau, Interior do Rio Grande do Sul, onde até hoje está localizada a sua matriz. Na verdade, era uma sorveteria, mas como no inverno as vendas caíam muito em função das baixas temperaturas, o diretor-presidente, Eneri Roso, sentiu a necessidade de agregar outros produtos à loja para aumentar o seu faturamento. A ideia de elaborar chocolates, que anos depois veio a se tornar o carro-chefe da empresa, surgiu de uma viagem sua a Bariloche, na Argentina.

“Eu não entendia nada de chocolate”, lembra Roso. “Fui estudando, pesquisando, me aperfeiçoando. Fazia um pouquinho, colocava em exposição na loja e, então, aos poucos os clientes foram gostando e começou a se tornar um negócio interessante.”

Inicialmente, os chocolates eram comercializados no atacado e varejo, até que Roso percebeu que se tratava de um produto muito sofisticado para ser vendido em supermercado e dividir a prateleira com outros produtos de qualidade inferior. Foi quando resolveu investir no sistema de franquias. “É um projeto recente, tem apenas quatro anos”, conta o empreendedor. “São lojas diferenciadas, com tamanhos diferentes. Algumas, além do chocolate, oferecem também cafeteria e gelateria.”

Segundo Roso, com a expansão da marca, os chocolates Xôk’s foram se tornando cada vez mais conhecidos e desejados pelos gaúchos. Completados 25 anos de trajetória, é difícil encontrar alguém no Estado que não conheça e se derreta pela Xôk’s. “Por isso decidimos focar nossas estratégias na abertura de novas franquias”, afirma. Hoje já são 16 lojas, sendo seis no Rio Grande do Sul: duas em Marau, uma em Porto Alegre, Cruz Alta, Passo Fundo e Santa Maria. E a meta para este ano é abrir em torno de 40 novas unidades.

Para esta Páscoa, as perspectivas são muito positivas. De acordo com o diretor-presidente da Xôk’s, a estimativa é vender 10% a mais do que no mesmo período de 2009.

Especialmente para a data, serão feitos dois lançamentos: o Xôk’s Dinos para os meninos e o Xôk’s Chique para as meninas. “O diferencial deles é que virão recheados de brinquedos”, explica Roso.

Uma nova campanha promocional também está por vir. Intitulada Xokolokos, consiste em convidar os clientes da marca a se inscrever no site da Xôk’s e enviar um vídeo de 30 segundos, no qual deverão expressar toda a sua loucura pelos chocolates Xôk’s. O ganhador da promoção receberá de prêmio seis meses de chocolate grátis.

“Todo ano lançamos uma campanha”, diz o diretor-presidente da marca. “Trabalhamos com outdoors, banners, anúncios em jornais, rádios, TVs. São diversas opções. Cada franquia tem toda a liberdade de investir o quanto quiser em mídia na sua cidade, até porque a Xôk’s está presente em vários estados, mas toda a campanha é baseada na mesma palavra.” Quando perguntado sobre o segredo de tanto sucesso, Roso resume: “A gente está sempre focado em conquistar espaço no mercado. E eu acho que só através de muita luta e persistência se consegue isso”.

Fonte:  Jornal do Comércio

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?