A rede de franquias Camarão & Cia possui, atualmente, 36 lojas em operação. No ano passado, a empresa registrou um faturamento de cerca de R$ 36 milhões e planeja, a partir de 2010, uma expansão principalmente nas regiões Sul e Sudeste. O interior de São Paulo possui quatro franquias da Camarão & Cia, e é nessa região que a rede quer se aventurar primeiro. O diretor da rede, Sylvio Drummond, esclarece: “Pretendemos ampliar a nossa participação no interior porque a capital paulista tem concorrência muito grande e custos de investimento excessivos, principalmente em função do elevado preço do ponto comercial”.
Até 2014, a franquia quer estar com 100 unidades operantes no Brasil inteiro. Dessas 100, 18 serão abertas ainda em 2010. O empreendimento pertence ao grupo de produtores de camarão Secom e, segundo Drummond, já nasceu com a ideia de virar uma franquia. “Já nascemos com esse foco; primeiro quisemos entender como é o mercado e o negócio e logo depois começamos a expandir com franquias”, diz. Para ele, a grande vantagem do franchising está na velocidade de expansão do sistema.
A fundação da Camarão & Cia data de 1999, na capital de Pernambuco, Recife, e está ligada também à vontade do grupo de fincar bandeira no mercado interno. Os produtores antes exportavam quase 100% da sua produção. Contudo, em virtude da taxa de câmbio desfavorável ao mercado externo, há cerca de três anos o grupo Secom decidiu investir somente no mercado interno. “Praticamente 100% da nossa produção agora é consumida no Brasil. O preço do mercado interno é melhor”, afirma Drummond. A expansão da franquia também é interessante para que a empresa utilize toda a sua capacidade produtiva. Atualmente, sua produção de camarão é de cerca de 50 toneladas ao mês, mas a capacidade produtiva da empresa é de 110 toneladas. Como quase não trabalha mais com exportações, segundo Drummond a expansão da franquia é interessante para utilizar essa capacidade ociosa.
Cada loja fatura, em média, R$ 110 mil por mês, segundo a franqueadora. O investidor interessado precisa ter vontade de estar à frente do negócio, mas a rede oferece assistência. O franqueado recebe treinamento e assessoria em negociação com fornecedores, na implantação do sistema de informática de administração e publicidade. A empresa está negociando com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para conseguir expandir para dentro de hipermercados do interior paulista.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios