A crise financeira parece não ter afetado o hábito do brasileiro de tomar café. Além do mercado estar em crescimento, a rede de cafeterias Fran's Café alcançou 1 milhão de xícaras vendidas por mês.
"É algo que vínhamos buscando há muito tempo", afirma Henrique Ribeiro, sócio-diretor da empresa. Para ele, o marco é resultado do trabalho de todos os franqueados, aliado ao crescimento da rede, que atende 5 milhões de pessoas por mês em todo o país.
O cenário do café no Brasil também é positivo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o mercado interno teve aumento de 550 mil sacas entre novembro de 2007 e outubro de 2008. Na prática, o brasileiro está consumindo em média 76 litros a mais da bebida por ano, uma alta de 2%.
Segundo Ribeiro, o Fran's Café recebe, por mês, cerca de 50 pedidos de franquia, e vai inaugurar novas lojas em Cuiabá, Goiânia, Maceió, Salvador e São Paulo. A rede busca novos fraqueados principalmente nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.
A rede oferece apoio e acompanhamento direto para o franqueado, desde a primeira negociação até a contratação e o treinamento de colaboradores, além de entregar a loja montada. A central conta com 80 pessoas para atender os franqueados, com todo tipo de serviço necessário para o funcionamento das lojas.