No ano de comemoração dos cinco anos de atividades, o Espaço Gourmet Gastronomia, concorrida escola de gastronomia em Curitiba, acaba de assinar o contrato da primeira franquia da escola, na cidade de Ponta Grossa. O franqueado é o cirurgião-dentista Luiz Guilherme Lavalle e a previsão para inauguração do empreendimento é de 90 dias. O investimento inicial na abertura da franquia gira em torno de R$130 mil, mas o retorno, segundo o Chef Márcio Silva, diretor e proprietário da escola, acontece entre 24 e 30 meses. “O Espaço Gourmet dará todo o suporte inicial, bem como o treinamento da equipe”, explica Márcio Silva.
Para o próximo ano, o diretor da escola estima a expansão com mais cinco unidades franqueadas no Brasil. Os royalties ficam em 4% do faturamento bruto, com uma taxa inicial de R$25 mil para a abertura. “Para abrir uma franquia do Espaço Gourmet não é necessária experiência anterior na área. Nós damos toda a assessoria necessária, desde o planejamento da estrutura até a gestão do negócio”, conta Márcio Silva. A única exigência é o espaço de pelo menos 100 metros quadrados para a implantação de uma cozinha-show e das salas de apoio.
Nos primeiros meses, a franquia irá trabalhar com as aulas-show, segmento no qual a escola é a pioneira. Estas aulas têm duração de três horas, com no mínimo oito e no máximo 14 alunos por turma. Durante a aula os pratos são preparados pelo Chef responsável e através de uma apostila os alunos acompanham o preparo e degustam os alimentos. No segundo ano, a ampliação do negócio deverá ocorrer, com a instalação do curso de Chef de Cozinha.