Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Rede Starbucks chega a Campinas

Rede Starbucks chega a Campinas

Rede Starbucks chega a Campinas
Sua Franquia Publicado em 21 de Junho de 2008 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Adriana Menezes / Agência Anhangüera

O primeiro café Starbucks fora da capital paulista será inaugurado em Campinas no mês de março. Depois de apenas um ano no Brasil, com oito pontos abertos em São Paulo, a Starbucks brasileira se tornou líder na América Latina em transações diárias por loja e atingiu a marca de um milhão de clientes no País. A localização do café em Campinas não foi confirmada pelo grupo, que ainda assina contrato na cidade, mas a forma de negócio adotada já está definida. Será a mesma praticada nas 15 mil lojas espalhadas por 42 países: o formato de joint-venture (sociedade comercial que mantém a personalidade de cada empresa) - diferente das populares franquias comuns entre as grandes redes internacionais.

As duas partes que se unem para abrir o Starbucks em Campinas também são as mesmas dos cafés de São Paulo - o próprio criador da rede em 1971, o norte-americano Howard Schultz, e a empresa da família Rodenbeck, que trouxe o McDonald's para o Brasil e que convenceu Schultz a desembarcar por aqui com unidades da maior rede de cafeterias do mundo. A Starbucks Brasil tem 49% de capital americano e 51% brasileiro, da empresa Café Sereia, de Peter Rodenbeck.

A Starbucks Coffee realiza mais de 45 milhões de atendimentos diários nas 15 mil lojas espalhadas pelo mundo. Quem visita as maiores cidades norte-americanas logo se acostuma a cruzar, em quase todas as esquinas, com um café Starbucks. Os preços nunca foram atraentes, mas o produto diferenciado atrai uma clientela fiel, que transformou a marca em fenômeno globalizado.

O faturamento da Starbucks Coffee em 2006 foi de US$ 7,8 bilhões de dólares, atuando em países da Ásia, Europa e América do Sul (Chile e Peru). Antes da inauguração da loja campineira, que já começou a selecionar seus funcionários, duas outras lojas serão abertas na capital paulista até março - o que deverá completar um total de 11 lojas no Brasil, incluindo a de Campinas.

A Starbucks não divulga o investimento realizado na abertura das suas unidades. Numa primeira análise, a rede abriria um café no Rio de Janeiro, mas, de acordo com a assessoria de imprensa, Campinas surgiu como primeira opção de mercado fora da cidade de São Paulo.

Segundo o diretor de operações da Starbucks, Ricardo Carvalheira, o Brasil está entre os dez principais mercados da Starbucks no mundo. O pão de queijo e os muffins salgados foram algumas das adaptações da rede ao mercado brasileiro. Um dos carros-chefes da marca, o Blueberry Muffin, já teve 40 mil unidades vendidas no Brasil em um ano.

Famoso pelos ""lattes"" e ""mochas"" de inspiração italiana, o Starbucks prepara seus baristas para fazer as bebidas que deram fama à marca. Além de produtos que identificam as unidades da rede no mundo todo, a decoração típica dos cafés também atrai os clientes. As lojas oferecem serviço wi-fi de acesso à internet e música ambiente.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?