Expansão só foi possível depois que o investidor, Woods Staton, assumiu o posto de controlador da América Latina
A rede de lanchonetes McDonald's realizou mais negócios no Brasil do que o esperado. Encerrou o ano com 18 novas unidades, espalhadas por todo o país, sendo que a previsão para este ano era de inaugurar apenas 10 lojas. Com a abertura dos restaurantes, a rede de fast-food passa a ter 553 pontos no Brasil.
De acordo com o McDonald's, essa expansão só foi possível depois que Woods Staton assumiu, em abril deste ano, o posto de controlador da rede em toda América Latina. Por 700 milhões de dólares, Station comprou a franquia de toda a região. Staton lidera o grupo de investidores que inclui os fundos Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Capital International e DLJ South American Partners.
O investidor anunciou ainda que a Arcos Dourados, nome oficial da nova controladora da rede, pretende investir, nos próximos três anos, 350 milhões de dólares em toda a América Latina. A estimativa é que sejam inaugurados mais 150 novos estabelecimentos. Para 2008, o plano do McDonald's é de inaugurar outros 25 restaurantes no Brasil, sendo oito só em janeiro. Já na América Latina, a Arcos Dourados prevê 74 novas franquias.
Antes de fechar o negócio na América Latina, Staton já era o principal administrador da rede McDonald's na Argentina. Para sobreviver no país, o executivo aplicou estratégias diferenciadas, que incluíram o McCafé ,atualmente presente em 30% dos restaurantes da rede no país, além de menus gourmets. Em 2006, O McDonald's Brasil faturou 2,4 bilhões reais.
Fonte: Portal EXAME.
"