O tempo é de crescimento. São 35 anos de atuação, a maioria deles como rede, e uma história de pioneirismo e intimidade com o café. Nessa trajetória, a preocupação com os consumidores levou a diversos mercados, o mais recente está dentro dos hospitais.
Depois de parcerias com universidades e com academias de ginástica, o Fran’s inaugurou, desde setembro do ano passado, outro caminho de sucesso: primeiro foi a loja do Hospital Santa Helena, e agora, a do Beneficência Portuguesa. Ainda em meados de 2007, a loja do Hospital Nove de Julho abre as portas.
Desde o começo de maio, um station, forma reduzida da franquia, atua de vento em popa no hospital, e prepara o terreno para a inauguração da loja, que acontece no próximo dia 30. O cardápio é completo, mas serão suprimidos, assim como no Santa Helena, cigarros e bebidas alcoólicas, para segurança dos pacientes.
Há algum tempo o Fran’s busca voltar seus esforços para um público novo, que tem nos alimentos light e em porções menores suas preferência. Criou uma linha de alimentos sem adição de açúcar, produzidos por uma empresa especializada.
Com isso, ganhou mais uma fatia de mercado, que só tende a crescer. Por outro lado, aposta nos benefícios que o café traz, e que são tema constante de estudos médicos. Pesquisas recentes afirmam que, em quantidades moderadas, o café tem doses muito pequenas de cafeína, o que não prejudica a saúde e pode, ao contrário, reduzir riscos de doenças cardíacas, diabetes e mal de Parkinson, por exemplo.
Mesmo não sendo conclusivos, os estudos ajudaram a aumentar o consumo da bebida em todo o mundo, especialmente no Brasil, que já era principal produtor e caminha para atingir o primeiro lugar também em consumo. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos.
O café, que ajuda a dar ânimo e a tornar aconchegante o ambiente dos hospitais, e que já estava no gosto dos brasileiros, ganhou status de bebida saudável e também de especialidade, com o selo gourmet criado pela ABIC para designar os cafés de procedências legítimas e com misturas que agradam cada vez mais aos paladares exigentes.