"CUIABÁ, 29 de dezembro de 2006 - Cuiabá é o novo endereço da maior franquia do mundo em sanduíches estilo submarino, a rede norte-americana de fast food Subway. A loja começou a funcionar na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Colégio Liceu Cuiabano, na última quarta-feira e desde então, o movimento tem sido intenso. A Subway da Capital é uma das 70 existentes em todo o Brasil. A rede tem mais de 26 mil restaurantes em 86 países. O proprietário da franquia cuiabana, Felipe Castro, conta que investiu cerca de US$ 100 mil para a implantação da unidade. A segunda loja da rede, segundo Felipe, já está comprada, mas ainda não há previsão de abertura e local de funcionamento. O retorno do investimento é esperado entre 12 e 24 meses após a inauguração. 'Tudo dependerá da aceitação da franquia. Quanto mais movimento, menor o tempo para recuperar o investimento.
O interessante de Cuiabá é que estudos feitos pela equipe da marca mostram que os sanduíches Subway são muito bem aceitos em cidades muito quentes, porque há opções leves e frias', aponta o empresário. O restaurante da Subway de Cuiabá funcionará todos os dias a partir das 11h30. De domingo a quinta-feira o expediente encerra-se à meia-noite. Às sextas-feiras e sábados o restaurante ficará aberto durante a madrugada até às 5 horas da manhã. Castro conta que a idéia é atingir o público que sai de festas e boates com fome e não tem opção de lanchonetes durante a madrugada. Os preços dos lanches seguem o valor da franquia, em média R$ 6. Castro explica que escolheu abrir o restaurante na Avenida Getúlio Vargas porque há uma visibilidade maior e diversidade de público. 'No shopping ficamos restritos a um público bem específico.
Mas nada impede que a segunda loja, ou outra, possa ser aberta em um dos shoppings da cidade', revela. Cuiabano, Castro conheceu a marca Subway durante o tempo em que morou nos Estados Unidos. Fã do sabor dos sanduíches Subway e com interesse em investir em algo inovador, achou que a idéia agradaria aos conterrâneos e decidiu trazer a franquia para Cuiabá. Para regionalizar a marca internacional, jarros feitos pelas ceramistas do bairro São Gonçalo se misturam à decoração pré-definida pela rede de franquias. 'Eu até pensei em abrir no Nordeste ou em outra região, mas fizemos um estudo de mercado na grande Cuiabá e percebemos que há clientela para a abertura de até seis restaurantes Subway por aqui', anuncia.
Para funcionar de acordo com os critérios rígidos da franquia, o empresário precisou viajar até os Estados Unidos e fazer um treinamento para gerenciamento oferecido pela matriz da Subway. Todos os funcionários tiveram que fazer a mesma preparação. Outra exigência da marca foi a construção da loja no estilo Subway. 'A exigência é que todas as lojas Subway tenham o mesmo estilo, para que o cliente de qualquer lugar do mundo possa entrar num restaurante Subway e se sentir em casa', explica. (Diário de Cuiabá).