Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Executivo investe em carreira empreendedora

Executivo investe em carreira empreendedora

Luiz Carlos Tacchi aproveitou expertise em negócios e abriu franquia do chef Sérgio Arno

Executivo investe em carreira empreendedora
Sua Franquia Publicado em 21 de Junho de 2008 às, 10h38. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

O trabalho de 31 anos como executivo de uma multinacional no ramo das telecomunicações renderam ao empresário Luiz Carlos Tacchi muito mais do que cabelos brancos ou dores-de-cabeça. Tacchi colocou toda a expertise na área de elaboração de projetos técnicos e financeiros em um negócio próprio: uma franquia do restaurante La Pasta Gialla, da marca do chef Sérgio Arno.

Quando saiu da empresa, aventurou-se no projeto de uma pizzaria na zona norte de São Paulo. A pizzaria 'Alho no Azeite' durou cerca de um ano, foi um sucesso, mas Tacchi viu a oportunidade de passar o negócio para frente e colocar o investimento na franquia de Sérgio Arno. Foi um tiro certo que está rendendo ao engenheiro eletrônico e pós-graduado em Gerenciamento de Negócios quatro anos de absoluto sucesso no restaurante localizado o shopping Tamboré, vizinho ao condomínio de luxo de Alphaville, na grande São Paulo.

Tacchi é o típico empresário que empreende por oportunidade. No Brasil, eles são muito poucos. Enquanto em países de alta renda per capita existem nove pessoas que empreendem por oportunidade contra um por necessidade, aqui a relação é de um para um. Os dados são da pesquisa GEM 2006, estudo que mede as taxas de empreendedorismo em diferentes países. Em março, deverá ser divulgado o estudo de 2007.

“Ter um negócio próprio é hipnotizante. Acabam-se os seus fins de semana, mas a sensação é de querer sempre mais”, diz Tacchi. Ele dá algumas dicas para quem quer empreender, principalmente, contratando uma franquia. A primeira é fazer uma análise detalhada do ponto. Segundo Tacchi, a inauguração do restaurante no shopping foi um sucesso tão grande que chegou a faltar ingredientes para alguns pratos.

A segunda dica é a qualidade do serviço, que deve ser sempre impecável. Investir em divulgação e marketing é outro ponto importante. O restaurante em Tamboré atende uma média de 150 clientes por dia. O proprietário está contente com o franqueador e diz que Sérgio Arno dá liberdade para que os franqueados expressem sua opinião. No futuro, o empresário pretende investir em outros negócios. Segundo ele, seus olhos estão voltados para outras franquias.

A La Pasta Gialla é uma das franquias mais disputadas do segmento gastronômico. Antepastos, bruschettas, massas, saladas, risotos, carnes e sobremesas são alguns dos atrativos saborosos do menu. A rede de franquias cresceu em média 12% no primeiro semestre de 2007.

Para ser dono de uma franquia da rede La Pasta Gialla é necessário um investimento inicial de cerca R$ 320 mil, que inclui a taxa de franquia e montagem do restaurante. O lucro gira em torno de 15% do faturamento bruto e a média de retorno está entre 36 e 48 meses."

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?