Genuinamente brasileira - e carioca - a rede de fast food Bob's será a fornecedora exclusiva de alimentação dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. A empresa vai operar com 120 pontos-de-venda distribuídos pelos locais das competições, que acontecem de 13 a 29 de julho. A estimativa é que o evento irá reunir 5,5 mil atletas de 42 países, em 28 modalidades esportivas. ""Fizemos uma negociação direta com a organização do Pan e montaremos os pontos exclusivamente para o evento, gerando 4 mil empregos temporários (diretos e indiretos).
Por pedido dos atletas, também instalaremos unidades na Vila Olímpica"", conta Flávio Maia, diretor de expansão, franquia e markentig do Bob's. A Vila é o local de hospedagem dos esportistas e não havia sido incluída no mapa da rede de alimentação. O executivo não revela o valor do investimento, mas cada ponto deve ter o valor aproximado de um quiosque da rede, hoje da ordem de R$ 120 mil para área de 8 m. Calculando pelo número de unidades, chega-se a nada menos que R$ 18 milhões aplicados para lanchonetes com vida útil de 17 dias. ""O que nos credencia para esse atendimento é a expertise que a rede já tem na operação de lanchonetes temporárias para eventos.
O Bob's está no carnaval do Rio de Janeiro há dois anos com 50 pontos, e este ano entramos no carnaval de São Paulo com 12 pontos no sambódromo, também para fornecimento exclusivo"", destaca Maia. Este portfólio conta ainda com a presença em eventos voltados ao público jovem, como dois anos seguidos de participação (e o terceiro já garantido) no Vibe Zone, promovido pela Coca-Cola, Nokia Trends e shows como o recente da banda irlandesa U2. Quando endereçados no eixo Rio-São Paulo, não incluem os franqueados. ""É neste eixo que está a concentração das lojas próprias, por isso assumimos a realização dos eventos.
Mas, no restante do País, orientamos e autorizamos os franqueados para as operações temporárias"", explica Maia. Logística e cardápio Montar uma loja por alguns dias dá tanto ou mais trabalho que uma loja tradicional. ""Essa atuação em eventos exige uma logística especial, principalmente no caso do Pan-Americano, que inclui um número maior de lanchonetes pulverizadas"", comenta o diretor. ""Isso inclui abastecimento diário, como é feito nas unidades tradicionais, e atenção especial de armazenamento."" A rede já tem uma quantidade extra de equipamentos para atender aos eventos.
Para as 120 unidades, já pode abastecer 50% das cozinhas com arsenal próprio e avalia a locação ou aquisição do restante. O executivo acredita que não há incongruência no fato de uma rede de fast food atender atletas e afins. ""O cardápio do Bob's oferece uma alimentação balanceada para a semana toda. O cliente pode vir hoje almoçar uma salada, amanhã uma hambúrguer e no dia seguinte um sanduíche de peito de peru"", exemplifica Maia. ""Estes produtos são tradicionalíssimos na rede. Não foram incluídos simplesmente por uma recente onda de inclusão de itens saudáveis."" Expansão A cadeia de fast food, que encerrou 2006 com operação de 520 lojas, prevê uma expansão de 22% este ano. ""Serão 120 pontos-de-venda, sendo 10% próprios e o restante franquias, divididos entre lanchonetes e quiosques"", antecipa Maia. Hoje o Bob's está presente em praticamente todas as capitais do País - ""exceto Rio Branco, mas já estamos construindo."" (Maria Luíza Filgueiras - Gazeta Mercantil)