Projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), indicam que o Natal 2023 deve movimentar R$66,6 bilhões na economia, sendo que 73% dos entrevistados afirmaram ter a pretensão de presentear na data.
A pesquisa mostra, também, que 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais offline, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretende fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.
Esta é a data com maior desempenho comercial no setor varejista brasileiro e, para o especialista em marketing e negócios, Frederico Burlamaqui, a realidade é que o consumidor está sim mais disposto a gastar, mas a concorrência entre as empresas se torna ainda mais acirrada nessa época do ano. “Se destacar do seu concorrente e atrair público exige, antes de qualquer ação, planejamento. As empresas que desejam aumentar suas vendas precisam estar atentas a inúmeros detalhes, como a qualidade do ponto de vendas, treinamento da equipe, controle do estoque e análise do comportamento do consumidor”, indica.
Veja a seguir algumas dicas do especialista para preparar a sua loja para o Natal:
Analise o mesmo período dos anos anteriores
É possível verificar quais produtos foram mais procurados e quais ficaram parados no estoque. Avalie o seu público-alvo, se ele sofreu alterações ao longo do ano, e invista em produtos assertivos para o seu público.
Prepare o seu estoque!
Como nessa época o movimento da loja costuma ser maior, tenha um estoque bem organizado, que possibilita acesso fácil aos vendedores. Produtos parados no estoque podem ser um ótimo chamariz de vendas, com promoções para atrair consumidores.
Treine a sua equipe!
Invista no clima natalino, faça campanha de metas e ofereça treinamento de vendas. Colaboradores bem preparados têm taxa de conversão de vendas maior.
Entre no clima do Natal!
Decore a sua loja para a data, mas tenha como prioridade a funcionalidade, com produtos bem expostos e de fácil acesso;
Use as redes sociais e o WhatsApp a seu favor
Invista em campanhas com foco na data e uma comunicação assertiva para os clientes.
Fonte
Divulgação