Estudo Kantar Brand Footprint 2023 identificou que a Coca-Cola ainda vigora como a marca preferida dos consumidores brasileiros. Na sequência está Ypê, Perdigão, Seara e Italac. Foi identifica que 555 milhões de famílias compram o refrigerante durante as idas ao supermercado, 552 milhões de lares compram itens da marca Ypê, 443 milhões de lares consomem Perdigão, 398 milhões compram itens da Seara e 379 milhões de casas consomem itens da Italac.
A pesquisa identificou ainda uma mudança no hábito de compra dos consumidores, sendo que o consumidor brasileiro preciso ir mais vezes ao supermercado, pois a cada ida, comprou menos itens, sendo essa uma estratégia para equilibrar os gastos com alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil com inclusão de três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.
“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
Novas marcas entram para o ranking
Experimentar para encontrar o melhor custo benefício fez com que 10 marcas se destacassem na pesquisa Kantar Brand Footprint 2023, são elas:
- Natura;
- Ninho;
- Delícia;
- Visconti;
- Garoto;
- Yoki;
- Intimus;
- Elegê;
- Close-Up;
- Dona Benta;
- Vitarell.
“Este é um momento de retomada do consumo. O consumidor está disposto a trocar de marcas e testar novas. As marcas que estiverem atentas às constantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro conquistarão e fidelizarão mais consumidores“, completa Wedemann.
Fonte
Divulgação