Sodiê Doces

Maior franquia especializada em bolos do país tem em sua idealizadora, Cleusa Maria da Silva, um exemplo de superação

Sodiê Doces
Sua Franquia Publicado em 18 de Fevereiro de 2019 às, 12h11. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

 

HISTÓRIA

A Sodiê Doces começou em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo, e hoje conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do país. Mas foi abraçando as oportunidades e com muito trabalho que a idealizadora da marca, Cleusa Maria da Silva, conseguiu levar seu empreendimento a esse patamar.

 

Era o ano de 1997, e Cleusa estava, então, tendo a oportunidade de abrir seu negócio, ainda que muito tímido. Mas até chegar esse dia, as coisas foram bem difíceis para ela. De família pobre, trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois como empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a oportunidade. A mulher do patrão fazia bolos para fora e, quando teve um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la, até que acabou por parar com a venda de bolos e deixou que ela continuasse o negócio.  

 

E foi fazendo bolo, que levava aos clientes a pé, e aprimorando a receita, com a ajuda de sua mãe, que Cleusa conseguiu abrir o pequeno espaço em Salto. Ali, logo colocaram à venda, também, as balas de leite Ninho cuja receita foi aprendida em um programa de TV. Juntou o sucesso das balas com o dos bolos, que foram ficando cada vez mais aprimorados e o negócio foi crescendo. Quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro.

 

Tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, foi abrindo outras lojas, em cidades próximas como, Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba. Dez anos e muito trabalho depois, a Sodiê Doces virou franquia, em 2007, termo que Cleusa nem sabia o que era quando um cliente a questionou sobre o assunto. Mas foi atrás para saber do que se tratava, fez cursos e pesquisas durante cinco anos e abriu a primeira, em São Paulo, pelas mãos justamente desse cliente.

 

 

Atualmente as mais de 300 lojas da marca estão presentes em 13 estados do país, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará. E não vai parar por aí. Crescendo agora no Nordeste, o próximo objetivo é conquistar o Centro-Oeste e Sul do País.

 

Compostos por mais de 100 variedades de sabores, os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. O cliente pode encomendar o bolo inteiro, que pode ser feito em cerca de uma hora, ou degustar na própria loja, que também trabalha com o sistema de fatias. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível, além de uma linha Zero Açúcar.

 

Após se consolidar no mercado de bolos, o filho da idealizadora da marca, Diego Rabaneda, quis expandir ainda mais o negócio e inaugurou uma fábrica de salgados, em abril de 2017, no interior de São Paulo. Construída em um terreno próprio, a fábrica possui 1,3 mil m² e produz cerca de 50 mil salgados por dia.

 

A nova marca traz no seu portfólio coxinhas, esfirras, quibes, quiches, empadas e pastéis assados com mais de 25 tipos de recheios. Todos os sabores são comercializados no formato tradicional para consumo nas lojas e na versão mini, que são congelados, para serem levados para casa.

 

Para um futuro próximo, a Sodiê Salgados, prevê a comercialização do modelo de franquia. "Vamos seguir os mesmos padrões dos bolos, no que se refere à qualidade, venda, desenho das lojas, mas esse negócio se difere do primeiro, pelo fato de não haver produção do produto na loja, tudo chega pronto. Também vamos incluir no cardápio a produção de sucos naturais, oferecendo um mix maior de opções saudáveis aos nossos clientes" explica Diego.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?