A qualidade do atendimento ao cliente é, muitas vezes, o fator decisivo para o sucesso de um negócio no varejo. Desenvolver equipes para receber os consumidores e entender suas necessidades deve ser uma prioridade no planejamento tático de qualquer loja física. Para se destacar, as empresas precisam investir significativamente no treinamento de suas equipes de vendas.
Treinar os vendedores não é um custo, mas sim um investimento estratégico. Uma boa experiência de compras é capaz de converter vendas e ainda fidelizar clientes. Eu acredito firmemente que o treinamento deve contemplar todas as etapas da jornada de compra, englobando tanto conhecimentos técnicos quanto habilidades emocionais. Com isso, o entendimento sobre o sistema de gestão da loja é essencial; dessa forma, o profissional consegue oferecer vouchers, promoções personalizadas e, em caso de franquias, buscar o produto em outras lojas da rede, se necessário.
Um vendedor que compreende as necessidades do cliente, escuta ativamente e oferece soluções eficazes cria uma ligação mais profunda com o consumidor. Isso leva a vendas mais bem-sucedidas e à construção de relacionamentos duradouros. Se, além disso, ele souber explorar as possibilidades dentro do ERP, poderá elevar as compras a outro nível.
O treinamento contínuo deve constar no orçamento e nos planos da loja, já que as tendências de mercado e as preferências do consumidor estão em constante evolução. As empresas que não acompanham as mudanças e não investem na capacitação de suas equipes estão fadadas a ficar para trás. O treinamento frequente permite que os vendedores se adaptem rapidamente às novas demandas e tecnologias.
Equipes de vendas bem treinadas não apenas impactam positivamente as vendas, mas também contribuem para a reputação da marca. A melhor propaganda para uma loja são clientes satisfeitos, e a recomendação acontece de forma natural.
William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline, que é especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Crocs, Petland, entre outros.