Vira e mexe eu me pergunto se tenho feito meu trabalho direito. Se realmente tenho feito o que preciso para vender mais e melhor. E toda semana eu faço uma autoanálise, me perguntando sempre:
• Conheço o meu cliente? Sei quem é, o que gosta?
• Me relaciono com ele? Mando mala direta, mensagens específicas para cada um deles?
• Se eu fosse meu cliente, gostaria de me relacionar comigo, sim ou não?
• Eu vendo o que eu entrego?
• Acredito no que estou vendendo?
Pensando nisso colocarei aqui 3 dicas essenciais para construir relacionamentos sólidos com seus clientes e poder responder tranquilamente às questões acima:
1. Vender a verdade:
Pra mim é simples, ter conhecimento profundo, e mais do que isso, acreditar naquilo que estamos vendendo. Eu compraria o que eu vendo?
2. Escutar o cliente:
O que o cliente fala nem sempre é o que ele precisa. A gente precisa ter sensibilidade, nos colocar no lugar dele e de vez em quando até recuar. Não é a venda pela venda, é a parceria entre você e ele, isso gera confiança e conexão.
3. Se relacionar com o cliente:
Não se trata “puxar o saco”, é sobre dar resultado, entregar, e é isso que faz o cliente retornar. Se coloque no lugar dele e trate ele do jeito que você gostaria de ser tratado. Esteja presente, envie mensagens de aniversário, informações sobre promoções, ou novidades. Mas de novo, esteja atento ao tipo de cada cliente, uns precisam de mais atenção, outros preferem algo mais “distante”. Temos que sentir isso de cada um e tratá-los de forma diferente para sermos efetivos.
Para finalizar, saiba que é 7 vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Relacionamentos sólidos não só impulsionarão a lealdade do cliente, mas também podem gerar recomendações e referências valiosas para o seu negócio. Então fica a provocação para você: o que você sabe sobre os seus clientes?
*Por Tati Oliva. A empresária é pioneira no Brasil no desenvolvimento e implementação de estratégias para negócios por meio de parcerias entre empresas, marcas e pessoas. Com uma visão inovadora da comunicação e do marketing, ela trabalha com esse conceito de colaboração desde muito antes da popularização do termo collab. É fundadora e sócia-diretora da Cross Networking e passa ser colunista da plataforma Sua Franquia em que abordará temas acerca do universo do marketing mensalmente.