Início / Notícias / Negócios / O conceito de parcerias e o método Cross de fazê-las.

O conceito de parcerias e o método Cross de fazê-las.

Em seu artigo mensal a Sua Franquia, Tati Oliva comenta sobre a parceria e como isso deve ser levado a sério. Confira!

O conceito de parcerias e o método Cross de fazê-las.
Flávia Denone Publicado em 13 de Junho de 2023 às, 08h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

PARCERIA. Se tem um assunto que eu gosto de explicar, comentar, ensinar é este. É um tema que toca relações pessoais (família, amigos, vizinhos etc.), profissionais e de negócios. Eu costumo chamar até de estilo de vida, afinal, ninguém vive sozinho, somos interdependentes em todos os estágios das nossas histórias.

Existe apenas um “porém” neste assunto. Normalmente a palavra parceria é entendida pelas pessoas como algo informal, que não precisa ser acordado ou oficializado. E é justamente o contrário disso, um parceiro merece comprometimento senão deixa de ser parceiro. 

Parceria, segundo Oxford, significa alcançar objetivos em comum. É um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses (definição por Wikipédia), um entendimento e entrega mútua entre duas ou mais parte. E se é de interesse de ambos não pode ser um "tanto faz". A questão do entendimento e entrega é a chave para essa relação. 

Coloco abaixo um check list que listei ao longo dos 15 anos de trabalho com a Cross Networking e que estabeleci como metodologia para identificar se marcas e pessoas estão realmente prontas para um cross de valores. 


1.    Ser parceiro (estar aberto e comprometido a trocar um ativo/valor);
2.    Encontrar o parceiro certo (buscar o melhor ecossistema de troca);
3.    Estar aberto a compartilhar informações (às vezes o que você acha que é bom para trocar não é o que tem valor para seu parceiro);
4.    Conhecer e entender as necessidades do parceiro e expor as suas; (informação é oportunidade de negócio)
5.    Menos “eu quero” e mais “o que queremos”; 
6.    Priorizar a parceria;
7.    Ser comprometido a sua entrega;
8.    Não engessar formatos, construir juntos;
9.    Entender o tempo certo para a parceria;
10.    Comemorar a parceria e gerar uma nova recorrência.

Não é simples, pode até não ter contrato, mas tem que ter compromisso e seriedade. Na dúvida oficialize tudo. Falo de experiência própria, são 15 anos. E acreditem, vale muito a pena. Boas parcerias te levam longe... e te leva longe. 
Agora fica pergunta: Você está pronto para fazer parcerias, seria um bom parceiro?!

Tati Oliva

*Por Tati Oliva. A empresária é pioneira no Brasil no desenvolvimento e implementação de estratégias para negócios por meio de parcerias entre empresas, marcas e pessoas. Com uma visão inovadora da comunicação e do marketing, ela trabalha com esse conceito de colaboração desde muito antes da popularização do termo collab. É fundadora e sócia-diretora da Cross Networking e passa ser colunista da plataforma Sua Franquia em que abordará temas acerca do universo do marketing mensalmente. 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?