Nos últimos meses alguns amigos tem me perguntado se é um bom momento para adquirir uma franquia através de repasse. Costumo responder que o momento é o mais adequado sempre, mas claro que é necessário colocar alguns pontos de análise na mesa.
Vejamos: nos últimos dois ou três anos, temos vivido um cenário econômico como há tempos não presenciávamos, o que fez que negócios medianos estejam passando por dificuldades mais duras e mesmo bons negócios tem tido a necessidade de buscar superação. Infelizmente, por motivos que não são bons para ninguém, surgem oportunidades importantes no mercado, pois negócios que são muito bons, mas não possuem em seus detentores - os empresários franqueados -, maior sustentação financeira para manter fôlego de trabalho são colocadas à venda ou disponibilizadas para o franqueador.
A oportunidade de aquisição de uma unidade franqueada através de repasse surge então em maior volume no mercado, se por um lado existe uma visão cautelosa, por outro lado, uma análise um pouco mais profunda, permite compreender possibilidades de bons negócios, desta forma, o futuro empreendedor tem nas mãos as vantagens da aquisição de um negócio em funcionamento, que poderão ser: um contrato de locação já negociado e com abertura de ainda haver uma nova negociação que beneficie o empreendimento; a dispensa da necessidade de passar pelo processo de implantação da unidade; clientela já desenvolvida e funda de comércio formado.
Um passo importante neste processo é a correta avaliação do investimento, o que em geral o mercado chama de “valuation”. É um passo em que o empreendedor deverá contar com o apoio da franqueadora no sentido de lhe orientar em relação ao potencial de negócio e payback esperado.
Alguns aspectos importantes devem ser observados:
- existem passivos tributários e trabalhistas no negócio que está em análise?
- como é a formalização da aquisição junto à franqueadora?
- qual a situação do contrato de locação da unidade franqueada que está em repasse?
- a franqueadora tem planejamento de reforma desta unidade em curto espaço de tempo?
- em relação a receita e resultados atuais desta unidade, o quanto existe de potencial de crescimento?
A realização de um empreendimento é sempre uma realização importante. Percebo que em geral, as pessoas pensam em uma nova unidade ao invés de um empreendimento em funcionamento. Isso traz consigo os aspectos de vaidade, de realização pessoal, mas nem sempre será a melhor opção diante da oportunidade de aquisição de uma unidade através de repasse.
Abraços e bons negócios!