Toda ação corporativa tem como objetivo atender o seu público-alvo - o cliente! Seja ele externo ou interno. As ações envolvem praticamente todos os setores, as estratégias são atribuídas em geral ao Marketing e Comercial, direcionadas para captação de novos clientes, recuperação dos clientes inativos e fidelização dos clientes ativos. Para clientes internos, o RH tem papel fundamental com foco na retenção de seus colaboradores.
O apoio da tecnologia é importante nesse processo. Com o advento da internet, as informações do perfil e hábitos do público-alvo estão mais acessíveis, potencializando o sucesso nos resultados estratégicos em alcançá-los.
As empresas lançam novos produtos e serviços para aumentar as vendas no cliente ativo e analisam de perto cada passo do mercado e buscam inovar sempre para atender novos públicos. Cito dois deles:
Terceira Idade: Só nos Estados Unidos, a chamada indústria da longevidade movimenta US$ 7,1 trilhões, com potencial de se chegar a US$ 15 trilhões em 2020. No Brasil também cresce a demanda e muito se deve a inclusão digital desse perfil, estimulando o acesso à internet, que faz dos computadores, tablets e celulares, campeões de vendas, principalmente em datas comemorativas como o dia dos pais e o dia das mães.
Solteiros: Eles representam mais de 80 milhões da população e despertaram no mercado imobiliário e na indústria, novas soluções para atendê-los. Como exemplo, houve aumento de oferta de apartamentos e quitinetes para solteiros, que têm entre 25 e 45 metros quadrados.
Para o cenário de franquias, chega a ser pré-requisito, fornecer aos empreendedores candidatos a franqueados, um estudo minucioso do perfil de clientes a serem atendidos, variando da faixa etária ao nível de renda. Em muitos casos, essas informações são decisivas para a tomada de decisão dos franqueados na escolha da franquia.
Pense nisso: O primeiro passo ao definir a estratégia para alavancar o seu negócio está em conhecer bem o seu público-alvo. Tenha-o sempre em seu radar!