Qualquer estudo quanto ao futuro é visto com ceticismo. O momento não é de projeções, mas de análise. Um dos poucos setores que está enfrentando de frente a crise e levando certa vantagem é o de Franquias. Seguem alguns fatores que contribuem para isso:
1. Novas oportunidades:
As perdas de emprego de altos executivos, a alta do dólar e medo de investir na bolsa, contribuíram em um aumento de 20% de consulta de interessados em estrear no mercado de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
2. Opções de diferentes setores de atividades:
O setor de franquias possui uma ampla variedade, se um setor é afetado, oportunidades com a crise poderão ser identificadas em outros setores.
3. Baixo investimento:
Procura por microfranquias (investimentos de até R$ 80 mil) vem crescendo e já representam 5% do mercado brasileiro.
4. Inovação:
O setor de franquias acompanha a tendência e negócios inovadores são facilmente adaptados. Como por exemplo, os Negócios sobre Rodas, algumas redes de franquias trocaram as lojas por unidades móveis e carrinhos, reduzindo o custo em até 70%.
É importante destacar que grande parte das franquias são sólidas no apoio à gestão, incluindo programas de capacitação aos colaboradores e executivos franqueados, contribuindo para a prevenção de ameaças externas, a exemplo da crise.